Nosso Blog

Renascer Global

Criança sendo batizada

15/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Ser batizado é receber todas as graças necessárias para atualizar a Proposta do Nazareno: “O que nasceu da carne é carne. O que nasceu do Espírito é espírito” Jo 3,6.
Paulinho, em suas cartas, por diversas vezes se refere a esta temática.
Certamente, é a todo batizado que Joãozinho se refere quando diz: “O que nasceu da carne é carne. O que nasceu do Espírito é espírito” Jo 3,6.
Pelo Batismo fomos inseridos no Corpo Crístico do qual Ele é a cabeça e nós, os membros. Jesus é “Aquele que vem do alto e está acima de todos” Jo 3,31. Ele é totalmente distinto daquele “que é da terra e fala as coisas da terra” Jo 3,31. Eis porque, com toda a convicção, aduz: “Aquele que vem do céu está acima de todos!” Jo 3,31.
Podemos imaginar com que tranquilidade, Ele, o Obediente por essência, continuou: “Dá testemunho daquilo que viu e ouviu”, para, com certa tristeza, completar, “mas ninguém aceita o Seu testemunho!” Jo 3,32.
A seguir, o Nazareno compartilha essa assertiva consoladora: “Quem aceita o Seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro” Jo 3,33.
Podemos imaginar com quanta unção o Unigênito assegurava: “De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus Lhe dá o Espírito sem medida!” Jo 3,34.
Com quanta leveza o Mestre retrata a Sua eterna experiência: “O Pai ama o Filho e entregou tudo em Sua mão!” Jo 3,35.
Oxalá, tivéssemos a coragem de tomar posse desse compartilhar do Nazareno: “Aquele que acredita no Filho possui a Vida Eterna!” Jo 3,36.
No Artigo de ontem, em atitude orante, tentamos mostrar em que consiste a fé no Filho do Homem. Se estivermos convictos dos três passos de uma fé viva, ou seja: Aceitar a Pessoa de Jesus, acolher Seus ensinamentos e o esforço para traduzir os mesmos em realidade, então entenderemos melhor essa afirmação de hoje: “Aquele que acredita no Filho possui a Vida Eterna!”
É vivendo estes três passos que estaremos atualizando o Mistério Pascal de Jesus, e especialmente, a Sua Ressurreição.
O vivenciar, dessa maneira, a fé, se transformará em garantia que estamos aprofundando um Processo Ressuscitante que culminará na Vida Eterna, ou seja, participar para todo o sempre do atual estado da Cabeça desse Corpo Crístico, como um de Seus membros glorificado.
Infelizmente, a recíproca continua verdadeira, ou seja: “Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele!” Jo 3,36.
Jesus Amado, aumenta a nossa fé, e, sobretudo, a certeza de que ressuscitaste como Primícias e que, junto ao Pai e ao Paráclito, nos aguardas ansiosamente.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest