Nosso Blog

Eucaristia e Serviço

Eucaristia e Serviço

29/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

O Nazareno, tranquila e seguramente, compartilhou: “O Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate de uma multidão!” Mt 20,28. A Sua jornada neste planeta foi um gritante testemunho disso.
Na Ceia derradeira com Seus discípulos, Ele comprova essa realidade ao tirar o manto e cingir-Se com uma toalha e lavar os pés dos Seus mais próximos.
Chama a atenção dos Seus e os lhes ordena, assim como Eu fiz, fazei-o vós.
Com toda a simplicidade disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior do que aquele que o enviou!” Jo 13,16.
Com toda a autoridade compartilha: “Se sabeis isso e o puserdes em prática sereis felizes” Jo 13,17.
Novamente o Mestre reitera a importância e a superioridade que o testemunho exerce sobre uma mera teoria, por mais bela e cativante que ela possa ser.
Conhecer algo é importante e significativo. Contudo, se não houver, ao menos, o desejo de transformar tudo em vida concreta, pouca utilidade apresentará.
Entre outras tantas características, a Eucaristia possui o dom de preparar para o serviço. Jesus deu-nos o exemplo.
O Seu serviço, pensado desde toda a eternidade, começou a se concretizar depois do Sim de Maria. A sua resposta ao Anjo revela que o filho tinha em quem se espelhar.
A Sua mãe foi direta: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” Lc 1,38.
Necessitamos da Eucaristia para cumprirmos com generosidade fiel tudo o que o Nazareno de nós espera.
Da mesma maneira, precisamos da Eucaristia para termos atitudes de fé que nos auxiliem a transcender os projetos do mundo que nos convidam a nos envolvermos apenas com as aparências.
Jesus, carinhosamente, exorta: “Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que Eu enviar Me recebe a Mim”, e complementa, “e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou” Jo 13,20.
Além de comprovar a Unicidade Trinitária, o Mestre apresenta uma nova proposta, ou seja, ver nos Seus enviados a Ele próprio e, assim, acolher o Pai que enviou a Ele, Seu Unigênito.
A Eucaristia ajuda a fazer essa transposição, ou seja, sair das meras aparências para, num olhar puro, perceber a realidade em si mesma.
Jesus Amado, faze que, ao nos alimentarmos com o Teu Corpo e com o Teu sangue, tenhamos energia necessária para servir, mesmo que para isso tenhamos que mudar nossas atitudes.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest