Encontro Matrimonial Mundial

a história

As raízes do Encontro Matrimonial remontam a 1952, quando um jovem sacerdote na Espanha, pe. Gabriel Calvo, desenvolveu uma série de conferências para casais.

Por cerca de 10 anos, as Equipes de Casamento do Papa Pio XII viajaram por toda a Espanha apresentando sessões para casais. Cada apresentação durante a conferência terminou com uma pergunta que ajudaria o casal a olhar mais profundamente para seu próprio relacionamento por meio de uma conversa íntima e de confiança.

Introdução nas Américas

Em 1962, pe. Calvo apresentou as conferências como um retiro de fim de semana para 28 casais em Barcelona e esta experiência se espalhou rapidamente por toda a Espanha como o Encuentro Conyugal. O Encuentro Conyugal foi apresentado às Américas na Conferência da Confederação Internacional dos Movimentos Familiares Cristãos (ICCFM) em Caracas, Venezuela, em 1966. O movimento começou a se espalhar para outros países da América Latina e para casais de língua espanhola nos Estados Unidos. Fr. As anotações de Calvo foram traduzidas para o inglês, e o fim de semana foi levado aos Estados Unidos em 1967 para grupos de língua inglesa e espanhola.

Fr. Chuck Gallagher, SJ, mestre de retiro para jovens, participou de um fim de semana em New Jersey, EUA, em 1968, e seu sonho de mudar o mundo começou a tomar forma. No ano seguinte, um Conselho Executivo Nacional para “fins de semana de encontro de casamento” foi formado nos Estados Unidos, mantendo laços com os Movimentos Familiares Cristãos (CFM). Diretrizes foram desenvolvidas para coordenar a expansão do movimento nos Estados Unidos e Canadá. Fr. Gallagher – baseado nos exercícios espirituais de Santo Inácio – propôs o primeiro esboço para os fins de semana do Encontro de Casamento. Sua visão era de um movimento católico romano com ênfase no compartilhamento de sentimentos, diálogo diário e apoio contínuo da comunidade.

O movimento original do pe. Calvo ficou conhecido como Encontro Nacional de Casamento, e pe. O grupo de Gallagher, originalmente chamado de Encontro de Casamento Católico, foi renomeado para Encontro de Casamento Mundial. Embora o Worldwide Marriage Encounter tenha sido desenvolvido como uma experiência católica romana, casais de outras religiões são bem-vindos desde 1969. A expansão começou para o Canadá, Austrália e outros países na década de 1970, e essa evangelização continua até hoje.

Alcançando casais em quase 100 países

Fr. A visão, ímpeto e determinação de Chuck Gallagher permitiram que milhões de casais, padres e religiosos experimentassem este fim de semana especial de enriquecimento do casamento. Hoje, o Worldwide Marriage Encounter está em 94 países sob a liderança de seis secretariados católicos romanos: Ásia, Europa, América Latina, América do Norte, Pacífico e Pan-África. Mais de 3,5 milhões de casais e 27.000 padres e religiosos viveram esta experiência enriquecedora e transformadora de fim de semana.

A expansão continua

A expansão continua para mais países, incluindo China, Haiti, Rússia, Cuba e Emirados Árabes Unidos. Diretrizes foram estabelecidas para permitir que outras denominações cristãs se tornassem parte desse movimento, com foco na renovação de casamentos para a renovação de sua própria igreja. Existem atualmente sete outras expressões de fé afiliadas ao Worldwide Marriage Encounter.

Comunidade paroquiana de mãos dadas para o alto

Linha do Tempo EMM no Mundo

para maiores detalhes clique aqui

2018 – Daniel e Shelle, ex-Equipe Eclesial Internacional (casal líder mundial) são nomeados membros do Dicastério do Vaticano para a Lei, Família e Vida.

2016 -“A todos vocês no Encontro Matrimonial Mundial, agradeço pelo bem que fazem para ajudar as famílias! Vão em frente!”, Papa Francisco.

2016 – Missa especial no Vaticano, com a participação de mais de 4.000 casais do Encontro Matrimonial Mundial.

2015 – “Vocês devem continuar! Vocês devem continuar iluminando o caminho para os outros”, Papa Francisco.

2015 – Tony e Kathy Witczak, ex-Equipe Eclesial Internacional (casal líder mundial), participam do Sínodo dos Bispos sobre a Vocação e Missão na Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo.

2014 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial no Haiti.

2013 – Falecimento do nosso fundador, Pe. Chuck Gallagher.

2012 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial na Rússia.

2010 – Lançado o projeto “Casamentos longos e duradouros”.

2008

“Encontro matrimonial, sim! Vocês estão fazendo um trabalho muito importante em nossa igreja, especialmente neste mundo em que vivemos. Rezarei por vocês e seu movimento”, Papa Bento XVI.

2005 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial em Cuba.

2000 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial na China.

1999 – Instituição do Dia Mundial do Sacerdote.

1991 – Primeiro treinamento “Liderando através do relacionamento” oferecido a casais e padres na liderança.

1987 – Primeira publicação da revista “Matrimônio”.

1982 – Primeiro Conselho Internacional, em Dublin. Reunião global dos líderes de todas as secretarias.

1981 – Criação do dia do Encontro Matrimonial Mundial.

1979 – “Eu ponho muita esperança do Encontro Matrimonial Mundial”, Papa João Paulo II.

1978 – Disseminação do Canadá para Trinidad e Tobago.

1978 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial na Pan África.

1975 – Primeira convenção internacional, na Universidade de St John, em Nova Iorque.

1973 Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial no Brasil. Foi em Itaici – SP, trazido pelo padre redentorista Jack Kennington juntamente com os casais Dick e Heddy / John e Katty, dos EUA.

1973 – Primeira experiência do Encontro Matrimonial Mundial no Canadá.

1969 Pe. Gallagher junto com um grupo de casais formalizou o conteúdo do roteiro a partir dos exercícios espirituais de Santo Inácio e propôs o primeiro roteiro para os Fins de Semana do Encontro Matrimonial, começando um período de grande expansão internacional. 

1968 Em um Fim de Semana em Nova Jersey, um dos sacerdotes presentes foi o P. Chuck Gallagher, S.J, um orientador de retiro de jovens que percebeu o poder do programa e começou a sonhar com seu futuro.

1967 O Padre Calvo apresentou suas conferências como um retiro de fim de semana para casais em Barcelona. Participaram um casal de mexicanos e um padre dos EUA que, voltando para a Flórida, traduziram as notas que tinham de Pe. Calvo. Assim nasceu o Fim de Semana nos EUA, entre os dois grupos: de língua inglesa e de língua espanhola.

1966 A experiência foi apresentada na Reunião da Confederação Internacional de Movimentos Familiares Cristãos (ICMFC) em Caracas, Venezuela. A partir de então, o movimento foi introduzido nas Américas. Rapidamente se espalhou para outros países da América Latina e para casais de língua espanhola nos Estados Unidos

1962 O Padre Calvo apresentou as palestras como um retiro de Fim de Semana para 28 casais em Barcelona e esta experiência rapidamente se espalhou por toda a Espanha.

1952 O Encontro Matrimonial foi concebido em 1952, quando um jovem sacerdote espanhol diocesano Laborer, Pe. Gabriel Calvo, começou a desenvolver uma série de conferências para os casais. Durante dez anos disseminou-se pela Espanha.