Encontro Matrimonial Mundial

questões para o diálogo diário

anotações para ter melhor diálogo
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

(MT 8, 18-22) Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus lhe respondeu: bom “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Casais: Tenho dificuldade para acolher toda a mensagem de Jesus em minha vida? Consigo me arriscar e acolher os compartilhares de minha esposa (o)? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Tenho dificuldade para acolher toda a mensagem de Jesus em minha vida? Consigo me arriscar e acolher os compartilhares de meus paroquianos ou de meus companheiros? CMFSMR?

27 de junho de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Eu te seguirei para onde quer que fores” (Lc 9, 57) Cristo cobra atitudes bem ousadas para todos os que o seguem, sobretudo de despojamento, a fim de que possamos alcançar a liberdade e a doação a Deus e ao próximo em sua plenitude.

Casais: Tenho me esforçado para que o nosso amor de casal seja irradiado para os outros? Ou me acomodo e fico na zona de conforto? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Tenho me esforçado para que o meu amor como sacerdote ou religioso(a) seja irradiado para os outros? Ou me acomodo e fico na zona de conforto? CMFSMR?

26 de junho de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Pelos seus frutos vós os conhecereis”. (Mt 7,20) Jesus nos ensina que nossa vida deve ser coerente com aquilo que falamos. Pois, muitas vezes, falamos e não vivemos. O verdadeiro discípulo vive aquilo que prega.

Casais: Tenho sido coerente em nosso relacionamento de casal e assim damos bons frutos e somos verdadeiros discípulos? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Tenho sido coerente em meu relacionamento com a comunidade e assim dou bons frutos e sou verdadeiro discípulo? CMFSMR?

22 de junho de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” (Jo 21, 21-22) Faça a sua parte e não tenha os outros como parâmetros, cada qual com sua missão. Precisamos viver no trabalho, na honestidade, independente do que o outro esteja fazendo.

Casais: Sou uma pessoa muito rígida e exagero ao julgar teus comportamentos em nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Sou uma pessoa muito rígida e exagero ao julgar os comportamentos em meu relacionamento com os demais? CMFSMR?

4 de junho de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

E, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. (Jo 21, 15b) Devemos amar em Cristo nossos irmãos e irmãs.

Casais: Como demonstro minha decisão de amar você na nossa rotina de vida conjugal? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Como demonstro a decisão de amar minha comunidade no meu relacionamento pastoral? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

3 de junho de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Jo 16, 5-11, no Evangelho de hoje Jesus se despede dos seus amigos. Nós sabemos o quanto é triste dizer “até logo” ou mesmo despedir-se de alguém que parte para uma longa viagem ou ainda parte para o Céu. A esperança cristã nos faz acreditar na vida eterna. Por isso é preciso entregar as pessoas para Deus e dizer: até logo, a gente se encontra em Deus.

Casais: Diante de uma despedida (um filho que saiu de casa, um filho que foi para o exterior ou a perda de alguém querido) como me comporto? Como afeta nosso relacionamento? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Diante de uma despedida (troca de comunidade, um amigo que vai para o exterior ou a perda de alguém querido) como me comporto? Como afeta meu relacionamento com os demais? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

24 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“O Espírito da Verdade dará testemunho de mim”. O Espírito de Deus habita em nosso interior e nos fortalece nos combates da vida. Ele é o nosso defensor, nosso advogado espiritual, aquele que nos dá a palavra certa, do jeito certo, para a pessoa certa, na hora certa.

Casais: O que o Espírito Santo me inspira para te revelar no dia de hoje? Quais comportamentos, atitudes ou julgamentos preciso modificar ou te pedir perdão para que nosso relacionamento se fortaleça? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: O que o Espírito Santo me inspira para revelar no dia de hoje? Quais comportamentos, atitudes ou julgamentos preciso modificar ou pedir perdão para que meu relacionamento com os demais se fortaleça? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

23 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.” (Jo 15, 13) Neste mês dedicado a Maria, olhemos para nossa Senhora como o exemplo que foi de profunda escuta de Deus e de uma imensa capacidade de amar. Que com a sua graça cada dia possamos tentar aprender a amar a Jesus, a Deus, a nós mesmos e a nossos irmãos.

Casais: Reconheço minhas necessidades e busco alimentá-las. Ou, acabo buscando a compensação? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Reconheço minhas necessidades e busco alimentá-las. Ou, acabo buscando a compensação? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

20 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Disse Jesus “Eu sou a videira e vós os ramos” (Jo 15, 5a). Para estarmos ligados à videira é imprescindível que permaneçamos no Amor, que reconstrói as relações e dá alento a todos.

Casais: O que penso ao saber que ao ser fiel ao amor de Jesus também devo ser fiel nas grandes e nas pequenas coisas no dia a dia de nosso relacionamento conjugal? CMS?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: O que penso ao saber que ao ser fiel ao amor de Jesus também devo ser fiel nas grandes e nas pequenas coisas no dia a dia de meu relacionamento com os demais? CMS?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.”Jo 10,9
Pais e mães, animadores, profissionais, líderes em todos ambientes… somos todos pastores. Precisamos imitar Jesus em nosso serviço de liderança e sermos bons pastores. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens. Isso exige sacrifício, renúncia, fidelidade. Amar é abrir, e o contrário do amor é fechar; fechar as mãos e não compartilhar.

Casais: Em nosso relacionamento, tenho atuado como o bom pastor e compartilhado contigo minhas alegrias, tristezas e medos? CMFSMR?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Em meu relacionamento, tenho atuado como o bom pastor e compartilhado com meus companheiros minhas alegrias, tristezas e medos? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

9 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Jo 14,6-14
Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus revela-nos o rosto do Pai, Ele é a perfeição da revelação. Por isso, aproximemo-nos de Jesus, estejamos perto d’Ele, cultivemos com Ele essa relação de amizade, para que o rosto do Pai, para nós, seja evidente e muito claro.

Casais: Seguindo o exemplo de Jesus, tenho sido sinal do rosto de Deus para as pessoas com quem convivo? CMS?

Sacerdotes, Religiosos e Religiosas: Seguindo o exemplo de Jesus, tenho sido sinal do rosto de Deus para as pessoas com quem convivo? CMS?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

3 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Jo 6, 22-29
“Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna”.
Essa palavra de Jesus, neste início de semana, pode nos servir de alerta. Nossa correria de todo dia é, em primeiro lugar, pela busca da sobrevivência. Uma luta louvável é claro. Mas, se esse pão que passa, não é definitivo, merece tanto empenho, quanto mais empenho e esforço não merece a busca pelo bem verdadeiro que nos alimenta para a vida eterna.

Casais: Dedico parte do meu tempo para cuidar do nosso relacionamento e fazer o nosso 10/10? Ou tenho me deixado levar pela correria do dia a dia e negligenciado o que realmente importa? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Dedico parte do meu tempo para cuidar do meu relacionamento e fazer o 10/10? Ou tenho me deixado levar pela correria do dia a dia e negligenciado o que realmente importa? CMFSMR

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

2 de maio de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Jo 6,1-15
No Evangelho de hoje, Jesus pergunta:”Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Jesus sabe a resposta, mas quer que participemos da solução. Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. Você fica de braços cruzados e transfere a solução do problema, ou assume com todas suas forças a sua parcela de responsabilidade?

Casais: Como tenho me posicionado em situações difíceis? Busco dialogar e saio da zona de conforto, ou prefiro viver uma paz barata? Em que área sou mais inseguro/a para confrontar? O que isso diz de mim? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Como tenho me posicionado em situações difíceis? Busco dialogar e saio da zona de conforto, ou prefiro viver uma paz barata? Em que área sou mais inseguro/a para confrontar? O que isso diz de mim? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

29 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna.” Frente a pregação do Evangelho, não se pode ficar neutro. A pregação pede uma decisão: a conversão ou a rejeição; crer em Jesus ou rejeitá-lo. Por vezes, nosso testemunho de vida será nossa proclamação da Palavra de Deus. Não o testemunho de uma vida sem pecados, de aparente pureza e retidão, até porque isso seria em certo sentido uma mentira, visto que todos nós temos pecados. Ao contrário, nosso testemunho deve ser o de pessoas humildes, que buscam a santidade sabendo que são falhas e pecadoras, mas que continuam tentando sempre, e que mesmo que caiam continuam se levantando, auxiliadas por Deus.

Casais: Em nosso relacionamento, penso que tenho sido um testemunho de vida para você? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Em meu relacionamento, penso tenho sido um testemunho de vida para a comunidade e para os outros? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

28 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Porque estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração?” (Lc 24, 38) Pela inspiração do seu Espírito Santo deu-nos o ensinamento para que possamos fazer e compreender a vontade de Deus e assim servir e testemunhar o Cristo vivo a todos. Assim como “amar é uma decisão”, é preciso decidir acreditar, confiar e arriscar.

Casais: Diante das dúvidas e incertezas de nosso dia a dia, tomo a decisão de compartilhar contigo meus sentimentos de medo e insegurança para aumentar a intimidade em nosso relacionamento? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Diante das dúvidas e incertezas de meu dia a dia, tomo a decisão de compartilhar com alguém meus sentimentos de medo e insegurança para aumentar a intimidade em nosso relacionamento? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

21 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Nós conhecemos a história dos discípulos de Emaús. Eles O reconheceram ao partir do pão. “Não estava nosso coração ardendo quando Ele falava conosco pelo caminho e nos explicava as escrituras?” LC 24, 13-35

Casais: Assim como os discípulos de Emaús, abro o meu coração para reconhecer Jesus agindo em nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Assim como os discípulos de Emaús, abro o meu coração para reconhecer Jesus agindo em meu relacionamento com minha comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

20 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito. (Jo 20,18) Assumamos a missão de semear a bondade de Deus para todas as pessoas e assim construiremos um mundo melhor para se viver, onde possamos respeitar uns aos outros como dignos filhos de Deus que transmitem a paz, a alegria e o respeito pelo diferente.

Casais: Estou aberto a escutar o chamado de Deus em minha vida e o aplico em nosso relacionamento nas coisas simples do dia a dia? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Estou aberto a escutar o chamado de Deus em minha vida e o aplico em meu relacionamento com os demais nas coisas simples do dia a dia? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

19 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Alegrai-vos! Não tenhais medo ide anunciar aos meus irmãos!” Mt 28, 9-10) As mulheres, apesar do medo diante de tantas novidades, saem correndo e partem depressa para anunciar que a angústia de morte se transforma em vida diante de Deus. Precisamos desenvolver três atitudes: coragem, alegria e disponibilidade para seguir a missão que Jesus nos confia dia a dia.

Casais: A alegria de ser discípulo de Jesus está presente em nosso relacionamento? Reconheço que Jesus ressuscitou e dou testemunho disso através de minhas atitudes e meus comportamentos? Ou me deixo abater pelo medo? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): A alegria de ser discípulo de Jesus está presente em meu relacionamento com os demais? Reconheço que Jesus ressuscitou e dou testemunho disso através de minhas atitudes e meus comportamentos? Ou me deixo abater pelo medo? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Sábado Santo, lembra o fecundo silêncio que envolveu toda criação. É um convite para fazermos uma experiência de um profundo silêncio interior de escuta.
“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24, 5b) Assim como as mulheres que deram aos apóstolos testemunho da verdade, também hoje possamos dar testemunho de que CRISTO RESSUSCITOU. Feliz Páscoa!

Casais: Em que momento me é mais difícil silenciar para escutar você com o coração, com empatia? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Em que momento me é mais difícil silenciar para escutar o outro ou a Deus com o coração, com empatia? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

16 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Na paixão da cruz, Jesus revelou um Deus apaixonado. Amar, às vezes, dói. O amor de verdade supera a poesia, o romance, a promessa; é o cumprimento no sangue, no gesto comprometido até às últimas consequências. Contemplando Jesus na cruz, aprendemos como viver apaixonadamente cada minuto, cada dia, cada instante de nossa vida.

Casais: A exemplo de Jesus, tomo minha cruz e decido viver apaixonadamente nosso relacionamento? Ou assumo a atitude de Pedro, fugindo das dificuldades na hora da provação? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): A exemplo de Jesus, tomo minha cruz e decido viver apaixonadamente meu relacionamento com a comunidade? Ou assumo a atitude de Pedro, fugindo das dificuldades na hora da provação? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

15 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” (Mt 26, 22) pedimos a graça de Deus para que sejamos fiéis, e que tenhamos uma relação sincera e verdadeira com Jesus.

Casais: Quais comportamentos tenho habitualmente e soam como pequenas infidelidades que afetam o nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Quais comportamentos tenho habitualmente e soam como pequenas infidelidades que afetam o meu relacionamento com minha comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

13 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

João 13,21-33.36-38
Cristo se doa a nós livremente, sabia o que estava por vir, e mesmo assim, abandona-se à vontade do Pai. Será que, em nosso quotidiano estamos sendo capazes de nos abandonarmos a Deus, deixando de lado nossos desejos pessoais, tantas vezes egoístas? Conseguimos nos colocar no lugar do outro?

Casais: O que há em mim que preciso entregar para Deus para me tornar uma pessoa melhor em nosso relacionamento de casal? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): O que há em mim que preciso entregar para Deus para me tornar uma pessoa melhor em meu relacionamento com minha comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

12 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

No Evangelho de hoje, Jo 10,31-42, Jesus é acusado de blasfêmia pelos judeus que queriam apedrejá-lo. Jesus foi acusado de blasfêmia pelos judeus sem mesmo ter culpa, por isso devemos procurar olhar ao nosso irmão sem o acusá-lo de algo em que não sabemos se ele fez ou não, ou seja, necessitamos conhecer as coisas antes de sairmos julgando.

Casais: Tenho o cuidado de me informar, busco o diálogo, antes de acusar você sobre algo que penso ter feito? Ou já saio julgando e assim provoco seu afastamento? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Tenho o cuidado de me informar, busco o diálogo, antes de acusar alguém da comunidade sobre algo que penso ter feito? Ou já saio julgando e assim provoco seu afastamento? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

8 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

João 8,51-59
No Evangelho de hoje, Jo 8,51-59, Jesus nos faz uma afirmação bela e profunda: aquele que guardar minha palavra jamais verá a morte. Crer no amor e vivê-lo exige atitudes concretas. Precisamos amar, amar a todos, sem distinção e acolher as pessoas em suas diferenças. O amor cristão é profundo, pois exige que amemos os outros mesmo pensando e vivendo diferente dele.

Casais: Tenho consciência de nossas diferenças? Onde preciso tomar a decisão de amar para aceitar nossa maior diferença? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Tenho consciência de minhas diferenças dentro da comunidade? Onde preciso tomar a decisão de amar para aceitar essas diferenças? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

7 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

A liturgia deste dia, Jo 8,31-42, nos quer mostrar como é grandioso conhecer a Palavra de Deus e permanecermos nela com toda a inteireza e confiança. Sejamos profetas de Deus, anunciando-o através das boas obras, da sua Palavra e do nosso testemunho, assim, buscando mais de perto o Reino de Deus.

Casais: Quais os valores do Emm vivemos mais intensamente em nosso relacionamento conjugal e assim somos profetas de Deus irradiando nosso amor para os outros? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Quais os valores do Emm vivo mais intensamente em meu relacionamento sacramental e assim sou profeta de Deus irradiando o amor para os outros? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

6 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

“Eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim (Jo 8, 18)”.

É muito ruim a pessoa ser rejeitada, não ser reconhecida, não ser acreditada. Foi o que aconteceu com Jesus. Os fariseus, representando um grande grupo de pessoas religiosas do seu tempo, não acreditaram em Jesus.

Casais: Qual é o sentimento que brota quando recebo um elogio, como me comporto com este sentimento? Ou quando sou rejeitado/a? CMFSMR?

Sacerdotes e Religiosas (OS): Qual é o sentimento que brota quando recebo um elogio? Ou quando sou rejeitado? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

4 de abril de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Marcos, 21-28 e nos mostra mais um ensinamento de Jesus, com um detalhe importante: “todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas”.

O Evangelho relata também, a repreensão de um espírito impuro que se alojara em um homem que gritava: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!”. Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!”. O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu. E todos perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade?” E sua fama se espalhou por toda a região da Galileia.

Amados, a passagem nos faz recordar do nosso FDS e dos ensinamento e compartilhares ali vivenciados com autoridade de vida.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E a nós, que saímos admirados com aqueles ensinamentos, onde descobrimos a linguagem dos sentimentos, o encontro comigo, o escutar com o coração, a confiar, a perdoar e a decidir viver o amor, cabe-nos perguntar: temos consciência de que o FDS é um jeito novo de evangelizar e falar do amor entre o casal? Já nos demos conta da força libertadora que o FDS tem na nossa relação de amor, e mais precisamente na nossa vida? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

11 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Marcos 1,14-20 e vemos Jesus alertando: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa Nova”.

Vemos também o chamado de Simão e seu irmão André, Thiago e seu irmão João: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.

Nós também, Missionários da Família do Amor, fomos chamados à Conversão através do nosso FDS e a seguir os valores ali preconizados, como o adotar um novo estilo de vida nas nossas vidas.

Converter-se significa acolher, agradecidos, o dom da fé e fazê-lo operativo, através de novas atitudes e comportamentos de amar na linguagem dos sentimentos; do aceitar o outro do jeito que o outro é; do conhecer-se e dar-se a conhecer; da aceitação do outro com misericórdia, lembrando que misericórdia é se colocar no lugar do outro para assim entender sua necessidade.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Em nossa conversão, já acolhemos o outro com todas as suas fragilidades? Nossos corações já se abriram de par em par, para sermos pescadores de novos casais para um FDS? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

10 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Lucas 3,15-16.21-22 e reverbera a questão se João era ou não o Cristo. E ele respondia: “Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Prova maior é que Jesus, ao ser batizado, o céu se abriu e do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está meu pleno agrado”.

E o Semeador saiu a semear a obra que o Pai lhe confiou e como condição de seu modo de ser e de agir, saiu praticando a “aceitação” de nossas fraquezas, através de Sua disponibilidade de “escutar”, sem usar de julgamentos, criticas…, senão com a “escuta” de nossas orações, externalizadas através de sentimentos compartilhados, muita das vezes, acompanhados de lágrimas, de dores ilhadas e amordaçadas, ou de um silêncio contido pelo medo das reações violentas.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Do nosso batismo no FDS, saímos a semear o novo estilo de vida adquirido, como nosso novo modo de ser e agir? Temos ressaltado as qualidades do(s) outro(s) e atendendo suas necessidades de ser amado; ser valorizado; pertencer e autonomia? Temos dado um sentido maior para vivermos a nossa relação de amor a dois, a três, como sinal visível da presença de Deus em nós? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

9 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Joao 3,22-30 e nos fala do batismo que era realizado por João Batista, em Enon, e por Jesus, na região da Judeia, como que em paralelo.

Surge então uma discussão com um judeu, sobre o valor da purificação em cada caso. E ai deve ficar claro, que “ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu”. E ambos assim o foram. As duas remissões nos ajudam a aclarar o sentido maior do batismo: trata-se de uma purificação, que deveria nos levar a uma concreta conversão, a um modo novo de viver o ser cristão,
como um novo nascimento, um novo ser, um despojamento do “homem velho”, para um viver para o servir a Deus.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Considerando o nosso batismo do FDS, em que fomos redimidos pelo próprio Espírito Santo, nos sentimos purificados na nossa relação de amor? Aceitamos o chamado para efetuar uma mudança radical no nosso estilo de vida? Fizemos mudanças nas nossas atitudes e comportamentos em relação ao outro? ou continuamos como casado-solteiro? Sufocando o outro com críticas e julgamentos, que desvalorizam o outro e o faz sentir-se um lixo? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

8 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Lucas 5,12-16 e nos mostra a cena da cura de um leproso que, caindo com o rosto em terra, suplicou-lhe: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: «Quero, fica purificado». E imediatamente a lepra desapareceu.

Amados casais, sacerdotes, religiosos/as, quantos de nós fomos ao FDS como leprosos, infectados pelas doenças da indiferenca, da não aceitacao do outro, do julgamento fácil, da acusação, da falta do perdão, omissos na oração….e por obra do Espírito Santo, sentimos o “sopro” suave da cura de nossas deformidades.

Caríssimos, hoje temos uma grande responsabilidade em contagiar outros casais a buscarem suas curas, de serem capazes de reconhecer suas próprias “lepras”, pois somente Ele nos pode libertar de todos nossos egoísmos, invejas, orgulhos e rancores…

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Tenho levado aos confins da terra, o testemunho de nossa cura? Tenho tomado a decisão de mostrar ao mundo, a mudança profunda que aconteceu em nossas vidas de relacionamento, nossa transfiguração? Como anda meu compromisso de viver e testemunhar os valores que incorporamos no nosso FDS? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

7 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Lucas 4,14-22 e nos mostra Jesus indo a Nazaré, foi à sinagoga e abrindo o livro, estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim”.

Amados, sobre nós, Missionários da Família do Amor, ao longo de um FDS, o Espírito Santo também desceu sobre nós, e soprou um novo estilo de vida, abrindo nossas mentes e corações para o amor a dois; ou para o amor em comunidade, incendiou a chama do viver o amor como uma vocação, como uma entrega, como um dar de si para que o outro tenha vida e juntos possam alcançar o júbilo, dando ao outro, a graça do viver o amor, e, assim, encontrar a própria felicidade, na alegria do viver a dois, a três, com Deus no meio de nós.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Como casal, sacerdote ou religiosa/o testemunhamos que «O Espírito do Senhor está sobre nós», a nos permitir anunciar o amor através da nosso relacionamento? Nosso Sacramento nos conduz a ser sinal de uma relação agradável aos olhos de Deus, motivando outros casais, sacerdotes, religiosos/as a viverem este novo estilo de vida? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

6 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Marcos 6,45-52 e nos lembra a multiplicação dos pães, o retorno dos discípulos de barco para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão.

E aí temos um momento contemplativo para todos nós: depois de os despedir, subiu a montanha para orar, a nos mostrar que toda sua vida é um diálogo constante com o Pai.

Esta narrativa nos permite destacar que a oração do casal, deve ser um sublime encontro com o Amor de Deus por nós, em uma relação direta com Ele; é um momento em que o casal abre uma comunicação silenciosa do “nós necessitados e carentes” com o “transcendente” e disto resultar que o prazer da oração é se saber criatura amada diante do Criador.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Tenho achado espaço para a oração em nossas vidas? Tenho o desejo deste encontro com Deus, conscientes de que nada nem ninguém o pode substituir como verdade, caminho e vida para a nossa relação de amor? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

5 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Marcos 6, 34-44 e nos revela a compaixão de Jesus para com aquelas pessoas, porque eram como ovelhas que não têm pastor e começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

Nos fala também que quando os discípulos se aproximaram Dele e disseram: «Este lugar é deserto e já é tarde. Despede-os, para que possam ir aos povoados vizinhos e comprar algo para comer» Jesus respondeu: “Vós mesmos, dai-lhes de comer”!

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós, hoje, que fomos saciados em um FDS em nossas necessidades de ser amado, ser valorizado, pertencer e ter autonomia, temos ido ao encontro de outros casais, sacerdotes, religiosos/as para saciar suas necessidades de viver o amor em seu relacionamento de casal ou na comunidade? Ou temos passado indiferentes perante às suas necessidades e os deixados seguir «como ovelhas que não têm pastor»? Tenho observado a proposta de Jesus: «Vós mesmos, dai-lhes de comer»? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

4 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Mateus 4,12-17.23-25 e nos fala que quando soube que João Batista tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galiléia e começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. E o povo que estava nas trevas viu uma grande luz.

Nós, que como casal, sacerdote, religioso/a, andávamos nas trevas de uma vida de casados-solteiros, também vimos uma grande luz sobre nossa relação de amor, através de um FDS e voltamos a ter uma nova oportunidade de viver o amor em nossas relações de amor, a viver um novo tempo, pois ali deixamos Deus entrar em nossas vidas.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E hoje, o que tenho feito para a santificação do nosso sacramento? Temos feito de nossa relação de amor, um serviço a outros casais, sacerdotes, religiosos/as? Tenho testemunhado a aceitação, o perdão e a paz em nossa relação como um sinal visível da presença de Deus em nós? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

3 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje é de Mateus 2,1-12 e nos fala da estrela guia que orientou o caminho que os reis magos deveriam seguir para visitar Jesus que acabara de nascer: “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”

Nos fala também de que, quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Amados, Jesus, a estrela guia, perpassa nossas vidas de várias formas. Às vezes, através de um FDS, onde Ele permite nos reencontramos conosco mesmo; permite que abramos nossos corações ao outro, o aceitemos para celebrarmos o viver a dois, na Paz que Ele nos prometeu.

Estes fatos acontecem quando, a exemplo dos reis Magos, nos dispomos a sair do nosso comodismo, da nossa poltrona, de nossa rotina, para apreciar o imenso valor de encontrar um caminho, uma verdade para encontrarmos um sentido maior para viver em plenitude, nossa relação de amor, já que, sem Ele, nada de nada vale a pena.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós? Como casal, sacerdote, religioso/a, o que temos oferecido para perseverar no caminho e valores que nos foram revelados ao longo de um FDS? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

2 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Reflexão:

O Evangelho de hoje, 01.01.22 é de Lucas 2,16-21 e nos fala do encontro dos pastores com Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura e nos ajuda a contemplar, agradecidos, a maternidade da Mãe de Deus; a discreta presença de José e sua importante missão de custodiar o grande mistério do Filho de Deus, a nos lembrar de um encontro que nós, casais, sacerdotes, religiosas/os, também tivemos e que envolveu um novo olhar com os próprios olhos a nossa relação de amor, e, em certa maneira, um “tocar” os nossos corações e mentes, capaz de gerar um novo estilo de vida, a nos empurrar para sermos um sinal visível da presença de Deus em nós.

Casais, Sacerdotes e Religiosas (OS): E nós, como casal, como sacerdote, religioso/a, temos suscitado a graça do nosso encontro conosco mesmo e com Deus no nosso FDS? Temos glorificado e louvado a Deus por todos os valores que escutamos ao longo do FDS? Temos, como Maria, conservado todas aqueles compartilhares em nossos corações e mais do que isto, temos vivenciado em nossa relação, os valores ali vivenciados? CMFSMR?

Gratidão a Folha e Lúcia, casal espiritualidade da Diocese de Manaus.

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

1 de janeiro de 2022
Questões do Diálogo Diário:

Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo”. (João 1,17)

Reflexão:

Só há uma verdade que nos liberta: Jesus. Uma verdade que penetra o fundo da nossa alma e do nosso ser para trazer a paz que a nossa mente e o nosso coração precisam para promovermos a paz em casa, na família, nas redes sociais, a paz na sociedade onde estamos.
O que vai trazer a paz para a nossa vida não é a roupa branca que vamos usar ou deixar de usar na noite de hoje, mas é o coração renovado pela graça e pela verdade que Jesus nos trouxe.

Casais: Com qual cor posso comparar o nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Com qual cor posso comparar meu relacionamento com minha igreja / comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

31 de dezembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. (Lucas 2,38)

Reflexão:

Movidos por esse espírito que moveu Ana, também louvemos a Deus e, por favor, não fale tanto dos seus problemas, das suas aflições, das suas crises, das coisas que não deram certo, mas fale de Jesus. Ana falava de Jesus para todas as pessoas que esperavam a libertação de Israel.
Quantos no meio de nós estão esperando por libertação da opressão, libertação das situações de escravidão do tempo presente, libertação das situações que não são resolvidas na vida.

Casais: Como me sinto quando participamos da comunidade de apoio? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto quando participo da comunidade de apoio? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

30 de dezembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me”. (Lc 22,23)

Reflexão:

A Palavra de Deus hoje nos convida a seguirmos Jesus. Para seguir o Senhor é preciso dois passos fundamentais: o primeiro é renunciarmos a nós mesmos, ter coragem e determinação para vencermos o maldito orgulho que temos em nosso coração, que nos enche de amor-próprio e, muitas vezes, só nos permite ver e querer o mundo à nossa maneira.

Casais: Valorizo o diálogo em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Eu valorizo ​​o diálogo em meu relacionamento com minha igreja / comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

29 de dezembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. (Lucas 7, 47)

Reflexão:

Jesus, hoje, vai fazer refeição na casa de um fariseu. O fariseu é uma pessoa muito religiosa, é uma pessoa bem convertida, sabe de tudo da Lei, da doutrina, das coisas de Deus. Por isso, o fariseu já está acostumado com tudo que é de Deus, para ele não há mais nenhuma novidade, já conhece tudo das Escrituras.

Casais: Como eu senti seu amor por mim nesses dias? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como eu senti o amor da minha Igreja/ Comunidade por mim nesses dias?CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

16 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena”. (João 19,25)

Reflexão:

As dores de Maria são as dores da humanidade, de homens e mulheres que buscam com toda a intensidade viver a fidelidade a Deus e n’Ele, encontram um sentido muito profundo, até e principalmente, para o próprio sofrimento.

Casais: Tenho sido reflexo de Deus através de nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido reflexo de Deus através de meu relacionamento com minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

15 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. (João 3,14)

Reflexão:

Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, queremos exaltar o Cristo Crucificado, o Senhor Nosso Deus que morreu na cruz dando a vida por nós. Não podemos ignorar o mistério da cruz, a redenção operada por Jesus no calvário, por isso, hoje, exaltamos a cruz de Cristo, a cruz sagrada e bendita, a cruz redentora e salvadora.

Casais: Como eu o encorajei ou afirmei hoje? Como me sinto com relação a isso?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como a minha Igreja/ Comunidade me encorajou ou afirmou hoje? Como me sinto com relação a isso?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

14 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. (Mc 8,29)

Reflexão:

A questão da identidade de Jesus vinha sendo discutida entre o povo e as opiniões eram variadas. O próprio Herodes se interrogava sobre esta questão. Entre o povo, contudo, havia opiniões que identificavam Jesus com alguns líderes populares, contestadores do poder, como foram João Batista, Elias ou os profetas.

Casais: Qual é o meu sonho para nós amanhã? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é o meu sonho para minha Igreja/ Comunidade amanhã? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

12 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6,45)

Reflexão:

Conhecemos o que temos dentro de nós por aquilo que sai de nós. A Palavra de Deus é muito óbvia: uma árvore boa só pode dar frutos bons, não vai dar frutos ruins, nem estragados. E é óbvio que uma árvore má vai dar maus frutos.

Casais: O que me trouxe mais realização em nosso relacionamento hoje? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que me trouxe mais realização no meu relacionamento com a minha Igreja/Comunidade hoje? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

11 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” (Lucas 6, 42)

Reflexão:

Quem, de verdade, trabalha para cuidar de si, para reparar sua própria vida não tem tempo para reparar e falar da vida dos outros. Quem gasta seu tempo, sua vida para olhar como está o outro [no sentido negativo da palavra] é porque não tem tempo ou seriedade para olhar e reparar sua própria vida e o seu próprio coração.

Casais: Em que eu penso que você mais precisa de mim (hoje, amanhã, agora)? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Em que eu penso que a minha Igreja/ Comunidade mais precisa de mim (hoje, amanhã, agora)?CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

10 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36)

Reflexão:

Nós precisamos ser ávidos, sedentos dessa misericórdia divina; precisamos nos banhar e mergulhar nessa misericórdia para que o nosso coração seja sarado, revigorado, para podermos viver intensamente o amor de Deus em nós.

Casais: Como me afetou, durante o FDS, ver os outros casais concentrados em seu relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me afetou, durante o FDS, ver outros casais concentrados em seu relacionamento ? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

9 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1, 20)

Reflexão:

São José teve medo, teve receios, dúvidas, mas nunca deixou de ser fiel a Deus. O homem exemplar, homem modelo para cada um dos homens da face da Terra, modelo para as nossas famílias, modelo de fé, de confiança de alguém que jamais tira o olhar de Deus.

Casais: Como me sinto sobre a nossa oração de casal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto sobre a minha oração pessoal, com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

8 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus” (Lucas 6, 12)

Reflexão:

Hoje nós queremos meditar sobre o sentido da oração na vida de Jesus e na vida de cada um de nós. A primeira coisa a refletirmos: a oração é uma atitude; atitude do espírito, de vida. Precisamos ter disposição para orar, precisamos querer orar. Nós tomamos a atitude quando compreendemos a importância de alguma coisa para a nossa vida.

Casais: Como me sinto sobre nosso relacionamento sexual? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto sobre a minha vida de castidade para o Reino? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

7 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé” (Lucas 6,8)

Reflexão:

O amor não se impõe, mas faz agir, mobiliza devolvendo com amplidão a vida. Então, liberdade e amor conjugados é a chave para hoje. Liberdade e amor conjugados à maneira de Jesus. Aquilo de: ama e faz o que queiras, de Santo Agostinho tem hoje vigência plena, para aprender a configurar-se totalmente com Cristo Salvador.

Casais: Qual é o meu maior desafio em nosso relacionamento agora? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é o meu maior desafio em meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade agora? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

6 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão” (Marcos 7,32)

Reflexão:

A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores.

Casais: O que eu mais esperava hoje de você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que eu mais esperava hoje da minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

5 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” (Lucas 6;5)

Reflexão:

Nesta passagem, Cristo ensina qual era o sentido da instituição divina do sábado: Deus o tinha instituído no bem do homem, para que pudesse descansar e se dedicar com paz e alegria ao culto divino. A interpretação dos fariseus tinha convertido esse dia em ocasião de angustia e preocupação por causa da quantidade de prescrições e proibições

Casais: Em que estágio do relacionamento eu nos vejo agora, romance, desilusão ou alegria, júbilo? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Em que estágio do relacionamento eu me vejo agora com a minha Igreja/Comunidade, romance, desilusão ou alegria, júbilo? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

4 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem” (Lucas 5, 37)

Reflexão:

O novo que Deus realiza em nós acontece quando o coração se abre para o novo. Temos muitas coisas velhas no nosso coração, coisas estragadas que precisam ser mudadas, temos muitos pensamentos que estão opacos, que nos estragam e não ajudam as coisas a serem melhores. Como é bom esvaziarmos a mente! Eu tenho insistido muito nisso. Para que o novo venha até nós, é preciso tirar de nós aquilo que estamos acostumados a querer que seja assim.

Casais: Qual é a situação mais difícil que enfrentamos como casal agora? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a situação mais difícil que enfrento como Sacerdote, Religioso/a agora? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

3 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lucas 5, 4)

Reflexão:

O convite que Jesus dirige, hoje, a Simão Pedro é o mesmo que deseja fazer a nós. O primeiro deles é avançar para águas mais profundas. Pense em alguém que está de frente para o mar, para o rio, para as águas. Os peixes precisam do mar e vão mais adiante, mas nós ficamos apenas na superfície, na beirada, não somos capazes de avançar e ir mais adiante.

Casais: Como é para mim estar casado contigo hoje? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como é para mim ser Sacerdote, Religioso/a hoje? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

2 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava” (Lucas 4,40)

Reflexão:

É Jesus que vai percorrendo cidades e vilas, é Ele que vai passando para resgatar as almas. Em excesso de saúde, a pessoa cai na euforia da vida e não cuida da sua alma e do seu coração. No excesso de doença e enfermidade, ele cai na depressão, na angústia, perde o rumo do essencial e não deixa que Deus direcione a sua vida para lá, onde não haverá mais choro, doença nem enfermidade. Pertencemos ao Senhor e precisamos permitir que Ele cuide de nós.

Casais: Qual é a minha consciência de que agora somos um casal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a minha consciência de que agora sou um Sacerdote, religioso/a? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

1 de setembro de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Cala-te, e sai deste homem!” (Lucas 4,35)

Reflexão:

Nós, hoje, estamos refletindo a autoridade que Jesus tem sobre os demônios e os espíritos malignos. A autoridade d’Ele, que vem do Pai, age no poder do Espírito e é cada vez mais reconhecida pelo povo, sobretudo, porque não é humana, mas uma autoridade de vida. Ele vive o que prega, aquilo que crê; Ele é revestido da graça do Alto.

Casais: De que maneira meu estilo de personalidade é uma barreira para escuta-lo/a melhor? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): De que forma meu estilo de personalidade é uma barreira para escutar a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

31 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” (Lucas 4, 24)

Reflexão:

Sabem, que ,muitas vezes, não seremos aceitos, não seremos bem acolhidos pelos demais, não seremos sempre amados por aquilo que fazemos, ensinamos ou pregamos [a respeito de Jesus]. Contudo, não podemos parar na rejeição e na não aceitação das pessoas; pelo contrário, temos que ficar mais convictos da missão para a qual fomos chamados como batizados.

Casais: Como me sinto sabendo que a sua família apoia o nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto sabendo que a minha Igreja/ Comunidade apoiam o meu sacerdócio/ vida consagrada? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

30 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” (Mc 7,5)

Reflexão:

Jesus se encontrava no meio de conflitos que a sua prática provocava. Então os chefes dos judeus enviam uma delegação para investigar e “bisbilhotar” a vida pessoal de Jesus. A intenção dos fariseus e doutores da Lei era ver se ele transgredia a Lei e a tradição, ou seja, se transgredia a Torá e as inúmeras prescrições orais, pois ambas tinham o mesmo valor, visto que provinham de Deus, e mexer no aparato legal era opor-se a Deus ou querer igualar-se a Ele.

Casais: Estou satisfeito com quem você é ou sempre comparo você com os outros? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Estou satisfeito com a minha Igreja/ Comunidade ou sempre as comparo com as outras? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

29 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13,24)

Reflexão:

A partir das nossas crianças e dos nossos adolescentes não indiquemos os caminhos fáceis da vida a eles. Tem valor na vida aquilo que é conseguido com esforço e sacrifício, por isso, o Reino de Deus é de quem se esforça e de quem faz sacrifício para ser melhor, para ser justo e santo, e para estar no caminho da salvação.

Casais: Como minha autoimagem positiva ou negativa afeta nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como minha autoimagem positiva ou negativa afeta o meu relacionamento com a minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

27 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!” (Mateus 23, 27)

Reflexão:

O discípulo de Jesus não se preocupa apenas com o exterior, nem faz do exterior a sua primeira preocupação. Temos que ter boa cara para os outros, precisamos estar limpos, asseados e assim por diante. No entanto, para Deus o que conta não é o que aparece, mas aquilo que se é. Para o Senhor o que conta não é o que os outros veem por fora, mas aquilo que está dentro de cada um de nós!

Casais: Como temos sido um bom exemplo para outros casais? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho sido um bom exemplo para a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

25 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade” (João 1, 47)

Reflexão:

Hoje queremos olhar para este dom de Deus, que é Natanael, e pedir ao Senhor a graça da autenticidade. Para ser discípulo de Jesus podemos ter fraquezas e não podemos escondê-las; pelo contrário, precisamos assumi-las, tomar consciência de nossa fragilidade.

Casais: Quais são os desafios que enfrento durante o nosso diálogo? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são os meus desafios que enfrento durante o meu diálogo com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

24 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola” (Mateus 13, 45-46)

Reflexão:

Quem encontra o Cristo encontra o sentido para a sua vida! Quem se encontra com Jesus, quem O descobre, quem entra no tesouro precioso, que é o Coração de Jesus, encontra a sua razão de viver. Assim como os apóstolos um dia encontraram o Senhor e tudo deixaram por Ele, quando nós encontramos Jesus deixamos de confiar em outras coisas e deixamos de colocar o nosso coração em outros valores que não sejam os valores do Reino de Deus.

Casais: Qual é a qualidade mais bonita que me agrada em você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a qualidade mais bonita que me agrada em minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

23 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,68)

Reflexão:

Precisamos cultivar a vida no Espírito, porque, se não a cultivarmos, estaremos somente servindo à carne, alimentando-nos, comendo as nossas refeições, todos os dias, atrás do pão somente para a vida humana; estaremos nas nossas brigas, atrás do dinheiro, de construir a nossa casa terrena, mas não nos alimentaremos da eternidade.

Casais: Como me afetou, durante o FDS ver os outros casais concentrados em seu relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me afetou durante o FDS ver outros casais concentrados em seu relacionamento ? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

22 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mateus 23,3)

Reflexão:

O relato do Evangelho de hoje coloca Jesus em um confronto direto com os fariseus e com a realidade em que os fariseus vivem. Nesse Evangelho, o Senhor ensina aos Seus discípulos e às multidões que O seguem, uma verdadeira catequese contra a hipocrisia. E a hipocrisia é justamente isto: falar uma coisa e praticar outra; crer em uma coisa e viver de forma totalmente diferente daquilo em que se crê.

Casais: Como me sinto a respeito de convidar a outros para o FDS? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto a respeito de convidar a outros para o FDS? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

21 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22, 37-38)

Reflexão:

Quando amamos Deus sobre todas as coisas, temos a graça d’Ele para amar nosso próximo, que não é menos importante, mas tão determinante e sério quanto Seu amor. É com o amor que temos de Deus que vamos também amar nosso próximo. Aí, sim, vamos poder cuidar das outras coisas da nossa vida.

Casais: Que sacrifícios estou disposto a fazer para dialogar cada dia para o bem de nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Que sacrifícios estou disposto a fazer para dialogar cada dia para o bem do meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

20 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos” (Mateus 20, 16a)

Reflexão:

Deus tem uma graça só para nós e não nos preocupemos porque Ele não vai tirá-la de nós para a dar a outro, a não ser que a desprezemos e ela vá servir somente para outro. O amor de Deus cabe a todos, engloba a todos e quer chegar a todos.

Casais: O que mais eu gostaria de mudar em nossas vidas e como desejaria que fôssemos? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que mais eu gostaria de mudar em minha vida e como desejaria que fosse? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus” (Mateus 19, 23)

Reflexão:

Trabalhe, busque e lute pelo que você precisa conquistar na vida, mas não se apegue a nada, não endeuse nada nem seja dependente de nada do que possui, porque tudo o que possuímos vamos perder querendo ou não! Ao passo que, quem sabe ter, mas sabe ter o bem maior que é Deus, vive aqui e depois na vida eterna com Deus!

Casais: O que é que considero mais valioso na forma como realiza seu trabalho? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que é que considero mais valioso na forma como realizo meu trabalho? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

17 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. O homem perguntou: Quais mandamentos?” (Mateus 19,17)

Reflexão:

Não negligenciemos os mandamentos da Lei de Deus, pois se o Reino de Deus não se estabelece no meio de nós é porque, entre nós, os mandamentos são negligenciados e desrespeitados. Muitas vezes, nos esquecemos de um ou de outro e até relaxamos, por isso, precisamos ter sempre um referencial para o exame de consciência.

Casais: Como compartilhamos nosso amor de casal com outros durante a semana passada, ou nos últimos dias? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho compartilhado o amor com a minha Igreja/ Comunidade durante a semana passada ou nos últimos dias? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

16 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lucas 1, 43)

Reflexão:

Ao descrever a visita de Maria a Isabel, Lucas quer mostrar Maria como um modelo de solidariedade, da comunidade fiel que atende a todos os irmãos necessitados. O serviço de Maria a Deus se concretiza no serviço aos irmãos e irmãs necessitadas. Descrevendo a visita de Maria a Isabel, Lucas quer ensinar como as pequenas comunidades devem fazer para transformar a visita de Deus em serviço aos irmãos e irmãs.

Casais: Quais são os principais valores que compartilho com você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são os valores principais valores que compartilho com a minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

15 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 5)

Reflexão:

Hoje nós queremos, iluminados pela Palavra de Deus, ressaltar a importância e o valor do matrimônio e reconhecer que ele é um sacramento de amor, de união divina e indissolúvel. Quem se decide pelo matrimônio, quem se decide pelo amor, se decide a viver uma vida de unicidade com a outra pessoa.

Casais: Respeitamos e acalentamos nosso casamento como um presente de Deus? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Respeito e acalento o meu sacerdócio, vida consagrada como um presente de Deus? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

13 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18, 21-22)

Reflexão:

Os padres da Igreja, na sabedoria deles, ensinam-nos que, todas as vezes em que nos colocamos em oração, a primeira disposição que devemos buscar é a graça de perdoar. Quando perdoamos, a oração em nós flui com mais eficácia, é mais frutuosa e traz bênçãos a nós.

Casais: Valorizamos o diálogo e o perdão em nosso relacionamento sempre que necessário? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Valorizo o diálogo e o perdão no meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade sempre que necessário? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

12 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus diz: ‘Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão” (Mateus 18,15)

Reflexão:

Como é que corrigimos os outros? Primeiro, deixando-nos corrigir por Deus. É preciso ter a humildade de saber que todos nós precisamos de correção, de ajuda e auxílio; precisamos de ajuda para reconhecer as fraquezas que muitas vezes não enxergamos.

Casais: Qual é o meu sentimento mais forte sempre que você corrige meus erros? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é o meu sentimento mais forte sempre que a minha Igreja/ Comunidade corrige meus erros? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

10 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti” (Mateus 17, 27)

Reflexão:

A primeira das nossas obrigações é com Deus, com a casa de Deus e com as coisas d’Ele. O imposto que se cobrava de Jesus ou dos seus discípulos eram referentes ao imposto do Templo. Não pagamos impostos aos nossos templos, pagamos o dízimo, damos a nossa contribuição com as nossas ofertas. Faça isso de coração, não faça isso como um estranho, mas como um filho.

Casais: Quais são as minhas contribuições para melhorar e manter o nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são as minhas contribuições para melhorar e manter o meu relacionamento com a minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

9 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus respondeu: ‘Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível” (Mateus 17,20)

Reflexão:

Como se mede a fé? É quando lidamos com as realidades que contrariam a nossa fé. É muito bonito ter fé quando estamos alegres e felizes, mas e quando as adversidades e os ventos contrários vêm? Se nos desesperamos, é sinal de que a nossa fé é ilusória porque nem pequena ela é, ela é menor do que um grão de mostarda, ou seja, quase que inexistente.

Casais: Como lidamos com o sentimento de medo no nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como lido com o sentimento do medo no meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

7 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João,e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha e transfigurou-se diante deles” (Mc 9:2)

Reflexão:

Somos transfigurados por Cristo a partir do Batismo e da presença do Espírito em nós. Somos revestidos de Cristo. Para chegar a isso somos convidados a subir o monte que é Jesus. Estando na presença de Deus pelo amor, ouviremos as palavras do Pai: Este é meu Filho amado, escutai o que Ele diz. O Filho diz as palavras que ouviu do Pai.

Casais: Como tenho incluído você nos meus planos de vida? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho incluído a minha Igreja/ Comunidade nos meus planos de vida? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

6 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” (Mateus 16, 23)

Reflexão:

A vida de Cristo não foi próspera, cheia de momentos felizes onde tudo ia bem, onde só acontecia coisas maravilhosas. É claro que Ele experimentou, na carne humana, tudo aquilo que são as vicissitudes da vida humana de correr, de ter alegria, mas de ter tristezas, de ter momentos felizes, mas também decepções

Casais: Quais são as barreiras que me impedem a te amar plenamente? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são as barreiras que me impedem a amar a minha Igreja/ Comunidade plenamente? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

5 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: ‘Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” (Mateus 15, 21)

Reflexão:

Não precisamos ter grandes problemas para nos preocuparmos com nossos filhos. Precisamos ter amor e compaixão de nossas mães, porque elas são verdadeiras guerreiras e mulheres de fé.

Casais: Temos sido capazes de prestar atenção às necessidades de nossos filhos? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido capaz de prestar atenção ás necessidades da minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

4 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mateus 14, 27-28)

Reflexão:

O medo apavora e destrói até a nossa relação confiante com Deus. O medo nos faz tremer diante de qualquer vento que vem ao nosso encontro. O problema, no entanto, não é o vento nem a tempestade, o problema é o nosso medo que enfraquece a pouca fé que temos; e quando a fé fica enfraquecida, nós desabamos.

Casais: O que é que, às vezes, me deixa com medo e inseguro em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que é que, às vezes, me deixa com medo e inseguro em meu sacerdócio / vida religiosa? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

3 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mateus 14, 16)

Reflexão:

A grande fome e sede do mundo é a fome de amor, de ternura, de aconchego e de cuidado, por isso precisamos cuidar das pessoas e ser presença viva [de Cristo] para as pessoas. Um abraço, um sorriso, uma atenção, uma delicadeza faz toda a diferença na vida de alguém!

Casais: Como temos nos oferecido em ajudar os outros casais, sacerdotes, Religiosos/Religiosas que enfrentam momento difícil no seu relacionamento? CMFSMR? e inseguro em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho me oferecido em ajudar os outros casais, Sacerdotes, Religiosos/Religiosas que enfrentam momento difícil no seu relacionamento? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

2 de agosto de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mateus 14, 27)

Reflexão:

Quando Jesus vem ao nosso encontro, nem sempre somos capazes de reconhecê-Lo, porque, quando o medo toma conta da alma humana, ela enxerga todas as coisas de forma distorcida e errada. Temos medo das pessoas, medo de nós, temos medo até de Deus, por isso não nos aproximamos d’Ele com a fé e a confiança de que precisamos.

Casais: O que é que às vezes me deixa com medo e inseguro em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que é que às vezes me deixa com medo e inseguro em meu sacerdócio / vida religiosa? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

31 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus, porém, disse: ‘Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” (Mateus 13, 57)

Reflexão:

A fala de Jesus nos ajuda a compreender, porque nós, muitas vezes, não escutamos os da nossa casa falarem, os de nossa família falarem. Preferimos escutar as pessoas de fora a escutar os nossos! Que dificuldade é para um filho escutar o seu pai ou a sua mãe! Ele prefere escutar os colegas da rua, ouvir o que os outros estão dizendo, a escutar os seus pais. Da mesma forma, quanta dificuldade é para o marido escutar a esposa ou a esposa escutar o marido?

Casais: Somos responsáveis ​​por nosso casamento ou sempre permitimos que nossos sentimentos controlem nosso casamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Sou responsável pela minha vida sacerdotal / religiosa ou sempre deixo que os meus sentimentos me controlem? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

30 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa” (João 11, 20)

Reflexão:

Marta é, para nós, exemplo da discípula que sempre aprende mais com o seu Senhor. Primeiro porque ela ama o Senhor de todo o coração e por isso a sua casa é a casa do Senhor, é a casa em que Ele se hospeda, é a casa em que Ele fica. Da mesma forma, Jesus quer se hospedar e quer ficar em sua casa, quer ser íntimo da sua casa. É preciso que você se torne amigo do Senhor, afinal de contas, se há uma casa em que gostamos de ficar é na casa dos amigos, onde o ambiente nos faz bem.

Casais: Como sempre me sinto quando, em tempos difíceis, minha igreja / comunidade me escuta com o coração? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que estou fazendo agora pelo meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade que me agradaria recordar com carinho no futuro? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

29 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mt 13,44)

Reflexão:

O tesouro do Reino dos Céus tem um brilho sobre si mesmo, tem o brilho da graça, do amor e da ternura de Deus que está nele. O brilho do Reino dos Céus faz a nossa vida brilhar, mas não é o “brilho” para se aparecer, para sermos melhores que os outros. É o brilho da bondade, da generosidade, da caridade, o brilho do amor e da presença de Deus em nós!

Casais: Valorizo ​​nosso amor como um presente de Deus? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Valorizo ​​o amor pela minha igreja/comunidade como um presente de Deus? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

28 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele.” (Mt 12;46)

Reflexão:

Parece que o Senhor tem uma atitude depreciativa para com Maria. Não é isso. O que Jesus quer deixar claro aqui é que aos seus olhos – os olhos de Deus! – o valor decisivo da pessoa não reside no aspecto da carne ou do sangue, mas na disposição espiritual de aceitação da vontade de Deus.

Casais: Quais são os valores que vejo no nosso diálogo que me fazem querer dialogar com você todos os dias? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são os valores que vejo no diálogo com a minha igreja / comunidade que me fazem querer dialogar com ela todos os dias? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

20 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”.” (Mt 12;38)

Reflexão:

O próprio Espírito Santo de Deus é quem nos confidencia os segredos de Deus no nosso coração. Não esperemos por sinais exteriores. Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós.

Casais: O que estou fazendo agora pelo nosso relacionamento que me agradaria recordar com carinho no futuro? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que estou fazendo agora pelo meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade que me agradaria recordar com carinho no futuro? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

19 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.” (Mc 6;31)

Reflexão:

Jesus, hoje, convida os Seus apóstolos que voltam da missão de anunciar o Evangelho, eufóricos e felizes com aquilo que haviam realizado e querendo contar tudo para o Senhor, ao descanso.

Casais: Já pensei em um momento de Lazer para nós como casal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Já pensei em um momento de Lazer para mim e minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos.” (Mt 12;14-15)

Reflexão:

Jesus tinha plena consciência de que seria rejeitado pelos homens e que teria que passar pelo sofrimento por causa dos seus pecados. Porém, Ele esclarecia, denunciava e anunciava o reino de amor revelando ao mundo a Face de Deus Pai. Mesmo injustiçado Jesus não desistia de prosseguir o Seu caminho para conquistar a salvação da humanidade.

Casais: Tenho sido capaz de te perdoar em momentos de incompreensão como um sinal de amor que tenho por você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido capaz de perdoar minha Igreja / Comunidade em momentos de incompreensão como um sinal de amor que tenho por ela? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

17 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12;49-50)

Reflexão:

Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a Sua família, Ele não estava renunciando à Sua família segundo a carne. Como filho mais velho, Ele continuou a cuidar do bem estar da Sua mãe. Isto foi comprovado quando, ao dar a Sua vida na cruz, Ele passou essa responsabilidade ao discípulo a quem ele amava.

Casais: Temos sido capazes de apreciar nosso casamento como parte da vontade e planos de Deus para nós? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido capaz de apreciar meu sacerdócio e minha vida religioso/a como parte da vontade e dos planos de Deus para mim? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

16 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.” (Mt 11;25)

Reflexão:

Não é o Pai quem esconde seu projeto aos grandes (sábios e inteligentes). São eles que, em sua autossuficiência, se tornam cegos ao projeto de Deus. Deus é o Senhor do céu e da terra e digno de todo o louvor pelos Seus feitos grandiosos.

Casais: Como me sinto por ter tido a oportunidade de participar do FDS com você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto por ter tido a oportunidade de participar do FDS com você? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

14 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.” (Mt 11;20)

Reflexão:

Essa Palavra cai também em nossos corações, hoje, para dizer a mim e a você: “Ai de nós” se nos acostumarmos com os milagres de Deus, com a graça de Deus, com os sacramentos d’Ele e não deixarmos que essas palavras convertam o nosso coração! Sim, nós, muitas vezes, temos graças e privilégios no Reino de Deus que outros não os têm.

Casais: Que sacrifícios estou disposto a fazer para dialogar cada dia para o bem de nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Que sacrifícios estou disposto a fazer para dialogar cada dia para o bem do meu relacionamento com a minha Igreja/Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

13 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido.” (Mc 6;7)

Reflexão:

O ser humano contribui muito para a sua atual condição de vida. O importante é não ter medo de nada e de ninguém. Jesus continua gritando para nós: Coragem sou eu! Não tenham medo! Experimente coisas novas. Se tu pensar no medo, nada de grandioso poderá ocorrer.

Casais: Quais são os acontecimentos no nosso relacionamento que fazem surgir um sentimento de medo em mim? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são os acontecimentos no meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade que fazem surgir um sentimento de medo em mim? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

11 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido.” (Mt 10;26)

Reflexão:

As dificuldades não devem fazer calar a nossa voz. O que ouvimos e experimentamos de Jesus deve ser anunciado claramente para todos: “O que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!” Jesus exortou os seus discípulos e exorta-nos a ter coragem, a não nos deixarmos amedrontar pelas dificuldades e pelas perseguições, porque Deus protege, sustenta e ama pessoalmente todo aquele que se faz seu porta-voz, sua testemunha no mundo.

Casais: Qual é a área na qual experimento os sentimentos mais difíceis de compartilhar com você? Como me sinto ao compartilhá-los hoje com você?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a área na qual experimento os sentimentos mais difíceis de compartilhar com a minha Igreja/Comunidade? Como me sinto ao compartilhá-los hoje?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

10 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10;22)

Reflexão:

Jesus instruía aos seus discípulos como deveriam agir quando fossem levados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e lhes abria os olhos para as coisas que poderiam acontecer, lhes indicando a chave pela qual o reino de Deus se manifestaria com poder: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Confiando no Espírito Santo nós também poderemos enfrentar os desafios da nossa missão.

Casais: O que é que me faz perseverar em nosso amor? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que é que me faz perseverar no amor que tenho por minha Igreja/Comunidade ? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

9 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10;8)

Reflexão:

Jesus nos envia a anunciar o reino a todas as pessoas as quais encontramos, no meio das circunstâncias em que estamos vivendo, no lugar em que estamos, em qualquer situação, sob qualquer condição. Ele nos manda contagiar o mundo com o Seu poder, e a Sua glória, aqui mesmo na terra dos viventes.

Casais: Como penso que os outros experimentaram nosso sinal de amor nestes dias? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como penso que outros experimentaram meu sinal de amor nestes dias? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

8 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:


“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.” (Mt 10;1)

Reflexão:

Ninguém nasce por acaso e para nada. Todos nascemos com uma missão, basta que estejamos atentos e, Jesus nos indicará a que viemos, como fez com os Apóstolos, o momento, o jeito e a maneira de a cumprirmos, livremente e, se quisermos.

Casais: Tenho conseguido descobrir os planos de Deus para o nosso matrimônio? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho conseguido descobrir os planos de Deus para a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

7 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:


“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” (Mt 9;37-38)

Reflexão:

O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, estaremos sendo trabalhadores da Sua messe. Quanto mais nós nos apresentarmos à vinha do Senhor, mais surdos e mudos serão curados.

Casais: Como me sinto colaborando com nossa comunidade de apoio? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto colaborando com nossa comunidade de apoio? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

6 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:


“Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.” (Mt 9;22)

Reflexão:

Veja que mistura de sentimentos: confiança e tensão. Muitas vezes, vivemos a nossa fé sobre fortes tensões, são as tensões das circunstâncias da vida. Deus não nos quer prostrados, derrotados, sem ânimo e sem confiança! É preciso coragem, principalmente para buscarmos Jesus. É preciso darmos um passo de fé, de ânimo e de confiança para que sejamos movidos pela certeza de que – seja qual for a situação pela qual estejamos passando há um ano, há alguns meses, há mais de dez anos ou em toda a nossa vida – Jesus pode e faz a diferença em nossas vidas.

Casais: Tenho apresentado os nossos desafios de casal a Deus? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho apresentado os meus desafios com a minha Igreja/ Comunidade para Deus? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

5 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:


“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9;13)

Reflexão:

Precisamos ser tomados e curados pela misericórdia divina e sermos canais da misericórdia de Deus para os outros.

Casais: Como tenho praticado o valor da misericórdia em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho praticado o valor da misericórdia em minha Igreja / Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

2 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?” (Mt 9;3-4)

Reflexão:

É a partir da nossa fidelidade, da nossa perseverança e da nossa firmeza de propósitos que Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir do desejo sincero do nosso coração e da fé que possuímos.

Casais: Em que momentos de nosso relacionamento conjugal permito que meus pensamentos afetem minha confiança em você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Em que momentos permito que meus pensamentos afetem minha confiança em minha igreja/comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

1 de julho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.”. (Mt 8;26)

Reflexão:

Confiar que Jesus está sempre perto de nós é uma grande garantia para que possamos enfrentar as tempestades que nos abalam. Por isso, o Evangelho da tempestade acalmada nos leva a refletir sobre o grau de confiança que temos na presença de Jesus na barca da nossa vida.

Casais: O medo tem sido uma barreira e prejudica a minha entrega a Deus e reflete em nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O medo tem sido uma barreira e prejudica a minha entrega a Deus e reflete no relacionamento sacerdotal, Religioso/ a? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

29 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.“. (Mt 8;21-22)

Reflexão:

Jesus nos chama para uma vida nova comprometida com Seus ensinamentos. Seguir Jesus é viver conforme o Seu Evangelho, é viver o amor, é praticar o perdão, é não fazer questão de acumular coisas que não têm valor diante de Deus. Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus.

Casais: Tenho tomado a decisão de amar você para todos os dias de minha vida? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho tomado a decisão de amar a minha Igreja/ Comunidade todos os dias de minha vida? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

28 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada.“. (Mc 5;27-28)

Reflexão:

Essa mulher venceu as barreiras, os preconceitos, passou por cima de seus próprios medos, temores e receios, foi ao encontro de Jesus e Ele ressuscitou a vida dela. Todas as vezes que tocamos a Palavra de Deus com fé, ela nos cura.

Casais: Como conseguimos superar nossas barreiras e temores como casal para nos aproximarmos mais de Jesus? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como consigo superar as barreiras e temores como Sacerdote, Religioso/a para me aproximar mais de Jesus? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

27 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.“. (Mt 8;10)

Reflexão:

A fé e a humildade daquele centurião são um belíssimo testemunho para nós cristãos. Esta história é uma inspiração para a nossa fé. É bom que busquemos a excelência em servir ao próximo por amor e não por desencargo de consciência, por prazer e não apenas por obrigação. Sirvamos a Cristo mais e melhor. Este belíssimo texto revela que entre Jesus e a fé daquele homem existe o amor.

Casais: Creio que nosso relacionamento é um presente de Deus ou, às vezes, tenho dúvida? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Creio que a minha vocação de sacerdócio / vida religiosa é um dom de Deus ou, às vezes, tenho dúvidas? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

26 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo.“. (Mt 8;2-3)

Reflexão:

O homem, reconhece em Jesus a única solução, a saida para as suas enfermidades físicas, emocionais e espirituais. Se aproxima d’Ele com fé e com sentimentos de confiança e esperança de que a suas doenças serão curadas.

Casais: Quais são meus sentimentos quando entregamos a nossa vida matrimonial e as nossas lutas a Deus?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são meus sentimentos quando apresento a minha vida sacerdotal, Religioso/a e as minhas lutas a Deus?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

25 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela..“. (Lc 1;58-57)

Reflexão:

Desde quando o anjo Gabriel visitou Zacarias e anunciou que sua esposa, Isabel, ficaria grávida, este ficou mudo, porque duvidou do que Deus estava fazendo em sua vida. O silêncio da escuta e da reflexão tornou-o mudo, sem nada poder falar, mas quando esse menino nasce a alegria irrompe de todos os cantos. E o silêncio da escuta de Zacarias surge como um hino de louvor e de agradecimento pela manifestação poderosa de Deus no meio do seu povo.

Casais: Quais são os momentos de nossa vida conjugal que experimentamos a misericórdia de Deus? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quais são os momentos de minha vida sacerdotal, Religioso/a que experimento a misericórdia de Deus? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

24 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes..“. (Mt 7;1-2)

Reflexão:

O julgamento pertence a Deus e não a nós, porque só Deus conhece a fundo o coração do homem. Constituir-se em juiz dos outros é uma ousadia irresponsável, é tomar o lugar de Deus. Deus nos aceita e ama todos tal como somos, e olha-nos com amor de Pai que dissimula as faltas dos seus filhos, a quem vê através do seu próprio Filho, Cristo.

Casais: Quando e como critiquei e julguei você durante esta semana ? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quando e como critiquei e julguei a minha Igreja / Comunidade esta semana? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

21 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?.“. (Mc 4;39-40)

Reflexão:

Quando começamos a enfrentar tempestades da vida, quando as coisas começam a se agitar demais dentro de nós, também nos esquecemos que Jesus está ao nosso lado. Entendemos errado, a nossa compreensão não é correta, achamos que Jesus não está conosco e que, por isso, as coisas começaram a se agitar. Mas, Ele sempre está conosco, quando o mar se agita, quando os ventos contrários vêm ao nosso encontro.

Casais: De que forma concreta vejo Deus presente e atuando em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): De que forma concreta vejo Deus presente e atuando na minha Igreja/ Comunidade/ pastoral? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

20 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.“. (Mt 6;20-21)

Reflexão:

Pessoas do Evangelho não podem ser pessoas do acúmulo, mas sim pessoas que distribuem, que têm o essencial, o necessário. Às vezes, acumulamos coisas em excesso. Desde a mãe que coleciona pano de pratos, que ninguém sabe quando vai usar, até aquele que coleciona tantas coisas, que nem cabem no seu quarto, roupas que guardamos, mas nem sabemos se vamos usar.

Casais: Tenho conseguido dialogar sobre como gastar nosso dinheiro? Somos capazes de compartilhar responsabilidades em relação a isso? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho conseguido dialogar sobre como gastar nosso dinheiro com minha Igreja / Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.”. (Mt 6;14-15)

Reflexão:

É preciso que a oração seja também atitude, e a atitude fundamental de cada oração é perdoar. Dependemos e precisamos do perdão, a cada dia, para sermos melhores pessoas, bons cristãos e para crescermos na intimidade com Deus. É por isso que nos ajoelhamos e suplicamos o perdão d’Ele, porque precisamos do Seu perdão para estar na comunhão com Ele. O que nós precisamos muito também é perdoar uns aos outros.

Casais: Tenho sido capaz de te perdoar pelo bem de nosso relacionamento conjugal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido capaz de perdoar minha igreja / comunidade pelo bem de meu relacionamento com ela? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

18 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.”. (Mt 6; 6)

Reflexão:

A nossa carne fraca nos impulsiona a querermos ser vistos, admirados, elogiados e afagados. Por isso, se não estivermos atentos ficaremos sempre esperando elogios, aplausos e nos entristeceremos quando fizermos algo de bom e as pessoas não vierem nos dar parabéns para agradar o nosso ego. Porém, quando nos deixamos recompensar por Deus que está no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm um perfume agradável a Deus e, por elas, nós receberemos a Sua recompensa.

Casais: Espero ser recompensado pelo bem que faço ao nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Espero ser recompensado pelo bem que faço a minha comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

16 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?”. (Mt 5; 46)

Reflexão:

Amar quem nos ama de volta é fácil. Mas quando alguém nos insulta ou maltrata, muitas vezes reagimos com ódio, desprezo e rancor. E quando temos inimigos, esses sentimentos são muito maiores! O rancor é a reação natural às injustiças cometidas contra nós. Jesus nos ensinou a sermos diferentes: “não basta amar nossos amigos, precisamos ir mais longe.”

Casais: Sou capaz de tomar a decisão de amar aqueles que têm dificuldades em se relacionar conosco como casal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho sido capaz de tomar a decisão de amar aqueles que têm dificuldades em se relacionar comigo na minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ASN PÓS ENCONTRO – BRASIL

15 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!”. (Mt 5; 38-39)

Reflexão:

Aprendemos uma lição muito importante sobre como agir quando somos tratados de uma forma que não nos agradamos. Muitas vezes, no nosso dia a dia, recebemos confrontos diretos de pessoas, algumas próximas a nós e outras vezes de pessoas distantes, e retribuímos da mesma forma. Pode ser que você já tenha se perguntado alguma vez: “ Por que tal pessoa age desta forma comigo? ”, e não percebemos que o problema são nossas atitudes.

Casais: Qual minha reação quando vivemos momentos de confronto no nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como reajo quando vivo momentos de confronto no meu relacionamento com a minha Igreja / Comunidade CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

14 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus”. (Mateus 5,19)

Reflexão:

Precisamos continuar fazendo as coisas boas sem, contudo, relativizar aquilo que não está bom. Porque quem desobedece a um só desses mandamentos, por menor que seja, por menor que considere, por menor que o relativize, não só precisa se esforçar para vivê-lo, como não pode cair na tentação de, além de fazer o que é errado, ensinar errado aos outros.

Casais: Como você se sente quando não cumpro as promessas que faço a você? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto quando não cumpro as promessas que faço à minha Igreja / comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

9 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.” (Mateus 5,14).

Reflexão:

Sejamos luz que ilumina, não sejamos aquela luz apagada que nos leva a tropeçar e leva os outros a tropeçar, porque não estamos na luz. Não vivamos nenhuma situação nas trevas. Aquilo que está nas trevas, que são pensamentos e sentimentos, purifiquemos pela luz de Cristo, para que nos tornemos luz de Cristo para os homens.

Casais: Como temos iluminado a vida dos outros casais através do nosso casamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho iluminado a vida da minha Igreja/ Comunidade através da minha vida sacerdotal/ Religioso? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

8 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Marcos, 4,3).

Reflexão:

Não há felicidade na ambição, na avareza, na cobiça, não há felicidade em ter por ter, e cada vez querer ter mais. Experimente a felicidade de um coração que sabe partilhar, dividir e cuidar. Experimente ser feliz e bem-aventurado tendo um coração desprendido e pobre.

Casais: Como temos ajudado os nossos irmãos e irmãs mais necessitados neste tempo de pandemia? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho ajudado os meus irmãos e irmãs mais necessitados neste tempo de pandemia? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

7 de junho de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” (Marcos, 11,28).

Reflexão:

E que autoridade tinha Jesus? Autoridade sobre os espíritos impuros, sobre o maligno; a autoridade evangélica, a autoridade de curar, de abençoar e libertar. A autoridade do amor, do testemunho, a autoridade que faltava para muitos líderes religiosos, muitos deles corrompidos pelo amor ao dinheiro, pelos seus próprios interesses, muitos deles perdidos.

Casais: Temos usado bem a autoridade que Deus nos deu sobre a nossa família? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho usado bem a autoridade que Deus me deu sobre a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

30 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos” (Marcos, 10,43).

Reflexão:

As pessoas precisam mais de cuidados do que de pessoas que mandam, porque para mandar é o que mais tem! Todo mundo quer mandar; agora, cuidar é só para quem tem o coração como o de Jesus: manso, humilde e servidor. Peçamos a Deus a graça de servirmos uns aos outros.

Casais: Referindo nos ao EMM, em que área podemos ser mais úteis oferecendo nossos talentos, tempo e o amor? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Referindo me ao EMM, em que área posso ser mais útil oferecendo meus talentos, tempo e o amor? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

26 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua”.

Reflexão:

O Espírito de Deus realiza maravilhas em toda a face da Terra, Ele renova toda a face da Terra. Mas o Espírito começa renovando a nossa face, o nosso coração, o nosso próprio interior, dando-nos uma nova disposição, um novo amor pelo Evangelho, um amor sempre renovado, um gosto sempre novo pela Palavra de Deus, um amor sublime pela Igreja.

Casais: Qual é a minha linguagem de amor não verbal que mais uso no nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a minha linguagem de amor não verbal que mais uso no relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

23 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava”. (João 21,17)

Reflexão:

Pedro, aquele que jurava amor eterno, negou o Senhor três vezes. Não importa que O tenhamos negado, o que precisamos é ser curados pelo amor. É por isso que Jesus pergunta: “Pedro, tu me amas”, e ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. Mas quando Jesus perguntou pela terceira vez, Pedro ficou triste. “Neguei o Senhor três vezes”. Jesus não estava “jogando na cara” de Pedro, pelo contrário, Ele estava curando o coração de Pedro tão ferido.

Casais: Como nos sentimos diante da possibilidade de assistir, ou continuar participando das reuniões com os outros Casais, Sacerdotes, Religiosos/as do EMM? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto diante da possibilidade de assistir, ou continuar participando das reuniões com os outros Casais, Sacerdotes, Religiosos/as do EMM? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

21 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. (João 17,20-21)

Reflexão:

Quando olhamos para Jesus, n’Ele há um testemunho nítido de amor e comunhão entre Ele e Seu Pai. Entre o Filho e o Pai há uma comunhão sublime e sagrada, testemunhada em todas as ações do Filho, porque Ele não faz nada se não for no Pai, porque o Pai está no Filho e o Filho no Pai. Que beleza é a comunhão, a união e o amor que Os une!

Casais: Que tipo de sinal fomos para os demais durante está semana passada? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Que tipo de sinal fui para a minha Igreja/ Comunidade durante está semana passada? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

20 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”. (João 13,3)

Reflexão:

A vida eterna que Deus nos deu é essa. Precisamos tomar posse da vida eterna, conhecer o Deus único e verdadeiro e levar a vida em nome de Jesus. Jesus nos dá acesso ao Pai, Jesus nos dá acesso ao coração do Pai, Ele resgata para nós aquilo que é a nossa dignidade primeira, quando fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Casais: Temos tido tempo de compartilhar a palavra de Deus como casal? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho tido tempo de compartilhar a palavra de Deus com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

18 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”. (João 16,33)

Reflexão:

O desejo do Senhor é que tenhamos a paz. E ter a paz em meio às tribulações, aos desafios, aos problemas e às situações da vida é, na verdade, o grande desafio da fé. O Senhor não nos prometeu que não teríamos tribulações, o Senhor não nos prometeu que não teríamos problemas ou dificuldades, pelo contrário, toda a vida tem seus desafios a cada momento, mas em todos eles podemos ter a paz.

Casais: Temos valorizado o diálogo para promover a paz em nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho valorizado o diálogo para promover a paz em minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

17 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte”. (Marcos 16,19-20)

Reflexão:

Temos a graça de celebrarmos, hoje, a Ascensão de Jesus aos Céus. Ele permaneceu com os Seus durante quarenta dias, para confirmar todas as coisas que Ele mesmo havia anunciado durante a Sua vida na Terra. Ele permaneceu para confirmar na fé o coração dos Seus apóstolos. Ele permaneceu com eles para preparar seus corações para receberem o dom do Alto, dom do Espírito, o Espírito prometido.

Casais: Como temos contribuído na proclamação do Evangelho e dado esperança para aqueles que estão desolados neste período de pandemia? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho contribuído na proclamação do Evangelho e dado esperança para aqueles que estão desolados neste tempo de pandemia? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

16 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. (João 15,15)

Reflexão:

Celebremos hoje, o nosso apostolado, o nosso seguimento a Jesus. Somos também chamados e escolhidos para sermos Seus seguidores, e a escolha que recaiu sobre Matias, e também recaí sobre nós, é para que produzamos frutos em Deus. Assim como Matias produziu o fruto da perseverança e do amor, o fruto da doação, ele se tornou amigo de Jesus, também somos chamados.

Casais: Como me afetou, durante o FDS ver os outros Casais concentrados em seu relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me afetou, durante o FDS ver os outros Sacerdotes/Religiosos concentrados em seu relacionamento com a Igreja e as suas Comunidades? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

14 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará”. (João 16,13)

Reflexão:

Para se falar de Deus é preciso ter o Espírito de Deus, ser conduzido e silenciado por Deus para permanecer na comunhão com Ele. A verdade não é a verdade de cada um, a verdade é única, a verdade que vem de Deus, por isso, é preciso deixar-se conduzir por aquele que fala não por si mesmo, mas fala daquilo que ouviu do Pai.

Casais: Como estamos nos preparando para receber o Espírito Santo em nossa família? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como estou me preparando para receber o Espírito Santo em minha Igreja / Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

12 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento”. (João 16,8)

Reflexão:

O Espírito não se conjuga com nenhuma forma de injustiça. Espírito é aquele que nos convence de que precisamos salvar, amar e cuidar. É aquele que nos convence de que o julgamento é só de Deus, é Ele quem julga, e, nós, em nome d’Ele, amamos.

Casais: Quando e como o/a critiquei e julguei durante esta semana? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Quando e como critiquei e julguei a minha comunidade/ Igreja esta semana? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

11 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”. (João 15;27)

Reflexão:

Não tenha vergonha, não tenha medo, não se intimide em testemunhar quem é Deus na sua vida. E, sobretudo, aquilo que Ele tem feito em nosso meio.
Testemunhar Jesus é estar num grupo onde as pessoas fazem coisas que não convêm, que não levam à santidade, e ser diferente.
Testemunhar é, acima de tudo, ser aquilo que somos a partir do que acreditamos!

Casais: Que sonhos temos para influir outros casais no EMM através do testemunho que temos no nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Que sonhos tenho para influir a minha Igreja/ Comunidade no EMM através do testemunho que tenho no meu relacionamento com os demais? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

10 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça”. (João 15,16)

Reflexão:

A alegria de um pai e de uma mãe, os frutos do relacionamento são os filhos, gerados ou adotados, não há diferença, mas são frutos do amor. O fruto do trabalho de uma pessoa é aquilo que ela produz, que ela deixa, mas qual é o fruto do discípulo de Jesus, daquele que foi chamado e escolhido por Jesus?

Casais: O que gostaríamos que tivesse o futuro casamento de nossos filhos pelo que percebemos no nosso casamento e no nosso relacionamento atual? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que gostaria que tivesse o futuro da minha Igreja/ Comunidade pelo que percebo no meu relacionamento com ela? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

9 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“O servo não é maior que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”. (João 15,20)

Reflexão:

É o amor de Deus que tem que estar em nós, é o amor de Deus que levamos ao mundo. E o mundo nos odiando, respondemos com outra moeda, a nossa moeda é o amor. O mundo nos perseguindo, não perseguimos as pessoas do mundo, mas oramos por elas, oferecemos a elas a outra face, oferecemos a face do Evangelho, do perdão e da misericórdia.

Casais: Como nos sentimos quando as outras pessoas criticam o nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto quando as outras pessoas criticam a minha Igreja/ Comunidade?CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

8 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. (João 15,10)

Reflexão:

Às vezes, vivemos o amor limitado quando amamos com os nossos sentimentos e pensamentos. Jesus nos convida a permanecer no amor e, como podemos permanecer no amor completo? Ele nos convida a amar de verdade e não da boca para fora. Amar de coração deixar de lado o interesse pessoal e colocar em primeiro plano o projeto de Cristo que é o amor.

Casais: Temos conseguido fazer com que o Amor de Deus esteja presente e visível no nosso matrimônio? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho conseguido fazer com que o Amor de Deus esteja presente e visível na minha vida sacerdotal/ Religioso CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

6 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15,5)

Reflexão:

Precisamos crer em Jesus, crer nas Palavras d’Ele; crer que Jesus tem o poder de nos transformar, de libertar-nos e restaurar-nos, é bom permanecer n’Ele, permitir e trabalhar para que nossos pensamentos, sentimentos e nossas intenções estejam em Jesus.

Casais: Temos aceitado os planos de Deus em nossa vida? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho aceitado os planos de Deus em minha vida? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

5 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”. (João 14,27)

Reflexão:

A paz que Ele nos dá é aquela que também levamos aos outros, que promove a reconciliação, a vivência do amor, da solidariedade e da vivência harmônica entre os irmãos. É a paz que nos leva a viver e a conviver com quem reza, pensa, com quem tem uma vida diferente de nós. A paz que nos leva a aceitar o outro, e isso não significa concordar com os erros, mas é a paz que não leva a julgar, mas sim a amar.

Casais: Como estamos experimentando a paz no nosso relacionamento? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como estou experimentando a paz no meu relacionamento com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

4 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”. (João 14;13)

Reflexão:

Jesus está nos ensinando aqui que como Ele mesmo, precisamos orar para que o Filho possa trazer a honra ao Pai. É nesse sentido que Jesus como nosso Sumo Sacerdote vai fazer tudo o que pedimos em Seu nome.

Casais: Temos conseguido que a oração de casal faça parte de nossa rotina? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tem sido a disciplina da oração em minha vida pessoal? com a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

3 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’. Jesus respondeu: ‘Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai”. (João 14,8-9)

Reflexão:

Jesus é a expressão do amor do Pai, Jesus vive profundamente a comunhão com o Pai, e coloca-nos em comunhão com Ele, por isso não chegamos a Deus se não for através de Cristo. É Este quem nos coloca no colo do Pai, que nos conduz ao Seu coração, e por isso precisamos crescer na intimidade com Jesus, precisamos crescer na nossa relação com Jesus e no nosso amor por Ele.

Casais: Qual de nossos filhos mais precisa de nossa ajuda e compreensão? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual dos membros da minha comunidade/ área de pastoral mais precisa da minha ajuda e compreensão? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

1 de maio de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. (João 14,1)

Reflexão:

Por mais agitada que se encontra a vida de cada um de nós, por mais perturbado que esteja o nosso coração pelas inquietações e preocupações do cotidiano, nos voltemos para Jesus, permitamos que Ele acalente e acalme aquilo que nos atormenta no dia a dia. Permitamos que a vida de Jesus ressignifique a nossa vida cada dia e a cada momento. Permitimos em meio a esses tormentos todos que Jesus nos ilumine, nos acalme e que cuide de nós.

Casais: Qual é a maior preocupação que tenho e não compartilhei com contigo ainda por medo de ser julgado/a? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a maior preocupação que tenho e não compartilhei ainda com a minha Igreja/ Comunidade por medo de ser julgado/a? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

30 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou”. (João 13,16)

Reflexão:

Só vai ter sentido você ser pai, mãe, ser esposo, esposa você ser sacerdote, religioso, religiosa se você for um servo por amor, se você realmente se doa naquilo que faz, não para ser recompensado, aplaudido, reconhecido, mas porque aquele é um ofício de vida, é uma oblação da sua existência, é uma entrega para dar sentido à vida do outro.

Casais: Como me sinto quando você deixa somente para mim a responsabilidade de atender às necessidades de nossos filhos? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto quando deixo às necessidades de casa/ pastoral somente para a minha Igreja/ comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

29 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. (João 12,46)

Reflexão:

É Jesus quem nos conduz pela mão, é Ele quem nos traz a luz, a graça e a direção para a nossa vida. Ele veio ao mundo como luz, por isso não permaneçamos nas trevas, guardemos Suas Palavras, observemos Seus mandamentos e nos deixemos guiar pela luz, que é Nosso Senhor e Salvador Jesus.

Casais: Como você tem sido de grande importância na minha vida? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como a Igreja / Comunidade tem sido de grande importância na vida? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

28 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. (João 10,27)

Reflexão:

As ovelhas de Jesus escutam a voz d’Ele. Não há exercício espiritual na vida mais importante do que o exercício da escuta. E saber escutar é para poucos! Por isso, é preciso mais do que nunca, escutar. Escutemos a Deus, demos atenção à Palavra de Deus, à voz de Deus, à direção e à luz de Deus que quer nos tirar dos enganos que as vozes do mundo traçam no meio de nós.

Casais: Como me sinto quando me dou conta de que não o/a escutei? CMFSMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como me sinto quando me dou conta que não escutei a minha Igreja/ Comunidade? CMFSMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

27 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10;10)

Reflexão:

Jesus veio para que tenhamos vida, é a vida de Jesus que queremos viver. É com Ele que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida, e queremos permitir que a vida d’Ele esteja em nossa casa, em nossas famílias, em nossos lares. É a vida de Jesus que resgata a vida dos nossos jovens, que salva os nossos casamentos e os nossos lares. Por isso, tenhamos a vida em nome de Jesus.

Casais: Como temos valorizado o dom da vida que Deus nos deu? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho valorizado o dom da vida que Deus me deu? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

26 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.”. (João 6;56)

Reflexão:

O bom pastor dedica-se, dá-se, doa-se para salvar as suas ovelhas. O bom pastor é capaz de morrer para que as suas ovelhas vivam, porque ele dá a sua vida em favor delas. A bondade do coração de Jesus reveste-se na doação e na gratuidade; a bondade do coração d’Ele reveste-se no cuidado para as suas ovelhas.

Casais: Temos tido tempo para escutar e atender às necessidades dos nossos filhos? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho tido tempo para escutar e atender às necessidades da minha Igreja/ Comunidade? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

25 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.”. (João 6;56)

Reflexão:

Apaixonar-se é fácil mas, permanecer no amor é sempre um desafio. Precisamos tomar a decisão de amar para poder manter o nosso relacionamento vivo. As vezes não conseguimos entender as pessoas com quem vivemos ou seguimos por Amor. Mas o amor verdadeiro é aquele amor que compreende e não abandona.

Casais: Qual é a qualidade mais linda e destacada que percebo hoje em você? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Qual é a qualidade mais linda e destacada que percebo hoje na minha Igreja/ Comunidade? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

24 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. (João 6;56)

Reflexão:

Precisamos permanecer em Jesus e deixar que Ele permaneça em nós, estabeleça-se e more em nós, precisamos ter a vida de Jesus em nós. Não basta receber a Eucaristia e acharmos que, de uma forma mágica, a vida de Deus está em nós. Eucaristia é compromisso de vida, que se transporta e transforma-se para vivermos a vida d’Ele em nós.

Casais: Como temos buscado a unidade com Jesus na Eucaristia para o fortalecimento do nosso Amor? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho buscado a unidade com Jesus na Eucaristia para o fortalecimento do amor para minha Igreja/Comunidade? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

23 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

“Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. (João 6;40)

Reflexão:

Não há morte para aquele que crê, há transformação no sentido de viver, e a vida assume um significado eterno que ninguém mais pode roubar ou tirar, porque Aquele que nos deu uma vida, que se tornou limitada no caminhar terreno, agora se torna eterna na eternidade feliz que Deus criou para nós.

Casais: O que faríamos de diferente hoje se soubéssemos que não estaríamos juntos amanhã? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): O que eu faria de diferente hoje se soubesse que não estaria junto com a minha Igreja/comunidade amanhã? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

21 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

”Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. (João 3,3)

Reflexão:

O Reino de Deus está no meio de nós porque o Cristo Ressuscitado está entre nós, mas, se não nascermos do Alto, não poderemos ver o Reino de Deus. As pessoas estão perguntando: “Onde está Deus?”, “Onde está o Reino de Deus?”, porque nós olhamos para o mundo e vemos somente o mundo marcado por maldades e crueldades. Até os seguidores de Jesus estão perdidos no mundo em que estamos porque não permitimos nascer de novo.

Casais: Como temos permitido O Espírito de Deus a renovar as nossas atitudes e sentimentos para o bem de nosso matrimônio? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Como tenho permitido O Espírito de Deus a renovar as minhas atitudes e sentimentos para o bem da minha Igreja/comunidade ? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

12 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

‘Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. (João 6;35)

Reflexão:

É preciso ter comunhão com Deus, e comunhão com Ele é mergulhar a nossa vida em Deus e deixar que Ele esteja presente em todas as áreas da nossa vida e do nosso chamado é saciar-se, preencher-se e alimentar-se d’Ele, é viver na presença de Deus em tudo que realizarmos nessa vida. É preciso saciar-se do pão que dá vida e traz sentido para a nossa existência.

Casais: Temos confiado na providência de Deus durante momento de crise financeira na nossa família ? CMSCMR?

SACERDOTES e RELIGIOSAS (OS): Tenho confiado na providência de Deus nos momentos de crise financeira na minha Igreja/ Comunidade? CMSCMR?

ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO-RO

10 de abril de 2021
Questões do Diálogo Diário:

O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; Ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

O Senhor abriu-me os ouvidos; Não lhe resisti nem voltei atrás. (Is 50, 4-5)

10 x 10 – Quais são minhas esperanças e sonhos para nós como casal? CMFSMR?

31 de março de 2021
Questões do Diálogo Diário:

Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação cheque até aos confins da terra”. (Is 49, 6)

10 x 10 – Qual o gesto concreto que posso fazer hoje, para ser luz aos demais? CMFSMR?

30 de março de 2021

Recursos da comunidade

Inscreva-se para atualizações por e-mail