Nosso Blog

A Misericórdia

Imagem de Maria Madalena ajoelhada ao ver Jesus ressuscitado

O mundo está carente de Marias Madalenas. Ela foi um dos trunfos que o Nazareno tinha para, convictamente, compartilhar:   “Eu vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precederão no Reino de Deus” Mt 21,31. Isso porque: “Os publicanos e as prostitutas creram Nele” Mt 21,32.

Madalena tributava muita fé ao seu Senhor e Mestre. Foi a partir de sua atitude de fé profunda, alimentada por um intenso amor, que ela “foi ao túmulo de Jesus no primeiro dia da semana” Jo 20,1.

O fato se deu “quando ainda estava escuro”, o que não impediu que ela visse “que a pedra tinha sido retirada do túmulo” Jo 20,1.

Podemos imaginar o impacto que o fato nela causou, pois, “saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde O colocaram” Jo 20,2.

A prova de que a escuridão não era apenas física é que “Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando” Jo 20,11.

Podemos imaginar a escuridão existencial de Madalena. Ansiosa por embalsamar o cadáver do seu Amado, ao chegar ao túmulo, vê a pedra removida. Sua falta de visão mais clara fez com que ela “se inclinasse e olhasse para dentro do túmulo” Jo 20,11.

Foi então que “viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés” Jo 20,12.

Vendo a mulher aflita e chorando, os Anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?”, ao que ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde O colocaram” Jo 20,13.

Dito isso, virou-se e viu um senhor, “mas não sabia que era Jesus” Jo 20,14, que inicia com ela um diálogo: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Jo 20,15.

Madalena pensou estar falando com o jardineiro e foi logo dizendo: “Senhor, se foste tu que O levaste, dize-me onde O colocaste, e eu O irei buscar” Jo 20,15.

Foi então que Jesus lhe disse: “Maria!” Jo 20,16. Podemos imaginar com que ternura esse nome foi pronunciado, pois, de imediato, a amiga “voltou-se e exclamou em hebraico: Rabuni, que quer dizer Mestre” Jo 20,16.

Jesus deve ter-Se contido para não lhe dar um abraço, pois, ainda estava no cumprimento do Projeto do Paizinho Amado. Eis porque falou à Madalena: “Não Me segures. Ainda não subi para junto do Pai” Jo 20,17.

Jesus confiou à amiga uma missão: “Vai dizer aos Meus irmãos: Subo para junto do Meu e do vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus” Jo 20,17.

Podemos imaginar o júbilo com que Maria encontrou os discípulos e lhes falou: “Eu vi o Senhor!”, e, “contou o que o Senhor lhe havia dito!” Jo 20,18. Podemos imaginar a alegria dessa mulher, recuperada de sua vida pregressa pelo amor de Jesus e, agora, constituída por Ele a primeira missionária da Sua Ressurreição. Com que emoção ela compartilhou o que seu Senhor lhe havia dito, confirmando assim que ela vira o Senhor.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest