Nosso Blog

A Quem Servimos?

Imagem de homem pensativo olhando pela janela

Jesus de Nazaré é categórico e conciso: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro!” Mt 6,24. Ressalta a mensagem, apresentando um exemplo: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro!” Mt 6,24.

O seguidor missionário do Nazareno precisa cultivar a confiança na Providência Divina: “Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber, nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir!” Mt 6,25. Com que carinho Ele nos questiona: “Afinal, a vida não vale mais que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?” Mt 6,25.

O desejo de Jesus é que sejamos bons e sábios observadores: “Olhai os pássaros dos céus: Eles não semeiam nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta!” Mt 6,26.

Da mesma forma nos interroga: “Por que ficais preocupados com a roupa?”, para aduzir: “Olhai como crescem os lírios do campo: Eles não trabalham nem fiam!” Mt 6,28.

Para nos tranquilizar, o Mestre, continua: “Nem o rei Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles!” Mt 6,29.

Jesus quer que nos abandonemos nas mãos do Paizinho Amado para, confiantes, deduzirmos: “Se Deus veste assim a erva do campo, não fará Ele muito mais por nós, gente de pouca fé?” Mt 6,30.

O Nazareno volta a dedilhar na mesma tecla: “Não vos preocupeis dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos vestir-nos?”, e, adverte: “Os pagãos é que se preocupam com estas coisas”, para concluir: “Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso!” Mt 6,31-32.

Peçamos ao Espírito Santo o Dom do Discernimento. Somente então, poderemos tomar posse da grande proposta que o mestre nos faz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo!” Mt 6,33.

Podemos imaginar com quanta ternura Jesus continua a nos advertir: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Mt 6,34.

Tomemos posse e nos deixemos orientar por esta sábia orientação do Nazareno: “Para cada dia, bastam seus próprios problemas!” Mt 6,34.

Tendo esta mensagem à nossa frente, perguntemos: A quem servimos?

Quando o Mestre fala da impossibilidade de servirmos a Deus e ao dinheiro, Ele pede nosso discernimento para o que simboliza o dinheiro. Sabemos Quem é Deus. O dinheiro, aqui, pode representar tudo o que não é Deus nem a Ele se refere.

Aí podemos tentar uma resposta. Em o nosso dia a dia, o que procuramos, o que defendemos? Somos abertos a Deus e a tudo o que Ele nos propõe, ou estamos a serviço do mundo e dos seus projetos?

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest