Nosso Blog

Amor que Dói

Jesus revolucionou o mercado. Ninguém como Ele brilhou mais por quebrar paradigmas. Na área do relacionamento amorável ocorreu o mesmo.

Se Ele não tivesse dado o Seu testemunho pessoal, jamais poderia compartilhar: “Eu vos dou um novo preceito: Que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei!” Jo 13,34.

O Nazareno parte do conhecido para apresentar algo, de fato, novo: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente! Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado!” Mt 5,38.

A seguir, Ele apresenta: “Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” Mt 5,39, e, mais que isso: “Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!” Mt 5,40.

Esse como “Eu vos amei” oferece pano para muita manga. O verdadeiro amor renuncia a certos direitos: “Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!” Mt 5,41.

O Mestre prossegue: “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado” Mt 5,42.

Esta perícopa faz parte das Bem Aventuranças. Somente o Pobre de Espírito pode acolher as mudanças que as circunstância pedem.

Se a pessoa não cultiva a Pureza de Coração, se não consegue ver a realidade com os olhos do Criador, facilmente poderá fixar-se nisso ou naquilo e ficar engessado em seus conceitos.

Sem a Mansidão, dificilmente, alguém consegue desapegar-se de conceitos, atitudes e comportamentos para aderir às novidades que lhe são propostas.

Se a pessoa for avessa à Promoção da Paz, provavelmente, provocará a Guerra para não mudar de conceitos e o que os novos exigirão a seguir.

Até a vivência da Bem Aventurança da Perseguição se torna mais difícil se não existe esta abertura para o novo.

Precisamos ter bem claro que as Bem Aventuranças transcendem em muito uma mera apresentação de conceitos ou propostas.

Elas são um constante e sempre renovado apelo para construir um ingresso progressivo no Reino de Deus através de uma Permanente e Gradativa Conversão!

A sementinha foi lançada por Jesus de Nazaré. O cultivo da mesma pode acontecer através da vivência das Bem Aventuranças.

Em Jesus, o Amor divino Se fez carne e iniciou a Sua caminhada entre nós humanos. Ele voltou ao paraíso, porém, enviou o Espírito Santo cuja presença atuante é garantia de que o Ressuscitado estará ativo até os  fins dos tempos. Tranquilamente, podemos dizer que isso é manifestação do Amor que dói!

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest