Nosso Blog

Apelo à Conversão

Imagem de homem lendo a bíblia

Ressoa, ou melhor, deveria ressoar nos ouvidos humanos a assertiva de Jesus: “Em vosso caminho anunciai: O Reino dos Céus está próximo!” Mt 10,7.

Com a maior facilidade pensamos que os ensinamentos do Mestre de Nazaré foram dirigidos aos outros. Por vezes, numa atitude de superioridade, nos julgamos imunes às reverberações que o Nazareno compartilhou.

Se a Palavra de Deus, escrita pelo Espírito Santo, é para todos, ninguém deveria pensar estar fora do seu alcance.

Uma boa chave de leitura da Palavra Divina é nos inserirmos na mesma. À medida que assim agirmos, especialmente, no Silêncio Interior de Escuta, teremos maiores possibilidades para, de fato, escutar a Palavra com o coração e dar-lhe a acolhida que merece e, após isso, tentar uma verdadeira conversão para que ela se concretize em o nosso cotidiano.

Vamos fazer um exercício neste sentido com o Evangelho de hoje, Mt 11,20-24.

Em vez de ficarmos acusando e condenando as cidades de Corazim e Betsaida, olhemos para nós mesmos. Coloquemos nosso nome em lugar do dessas cidades.

Basta que lembremos quantos Dons o Espírito Santo nos empresta. Basta que recordemos que, entre as pregações e os milagres citados pelo Mestre, transcorreram muitos séculos até nós. Porém, os prodígios e os milagres continuaram a acontecer.   

O que nos deveria tocar é que nem sempre temos olhos de fé e vontade decidida para perceber os mesmos.

Por isso, a reverberação de Jesus contra estas cidades calha bem para nós. Se outros irmãos nossos tivessem sido contemplados com os talentos que nós recebemos, quem sabe, os frutos seriam bem distintos e superiores aos nossos.  

O mesmo podemos dizer em referência à Cafarnaum. Se colocarmos o nosso nome em lugar do da cidade, teremos condições de perceber quantas vezes deixamos de aproveitar a presença da graça divina.

Por vezes, parece que somos como os discípulos após a Paixão e Morte do Mestre. A seu exemplo, também nos trancafiamos, não atrás de portas, porém, com muitas desculpas, nos esquecemos de aprofundar a Palavra de Deus, e, por isso, ficamos muito empobrecidos em termos de verdadeira conversão.

Se outros irmãos nossos tivessem recebido as oportunidades que, às vezes, desperdiçamos, com certeza, eles seriam melhores que nós. Se fizermos esta leitura, não somente hoje, mas sempre que possível, frente à Palavra, em pouco tempo, experimentaremos a eficácia da mesma e viveremos a aproximação do Reino de Deus.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest