Nosso Blog

Atualizar a Páscoa

Padre no momento de eucaristia

18/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Cada vez mais cresce em mim, e espero, em vocês também, a certeza de que a Ressurreição de Jesus foi o início de um Processo Ressuscitante que jamais será concluído.
O Nazareno revelou intensa preocupação para que essa Vivência fosse amplamente divulgada.
Ele mesmo Se faz peregrino junto aos caminhantes de Emaús. A eles Se revela ao partir o pão. No caminho Ele partilha a Palavra e na casa o pão. Na verdade, Ele aponta para a Eucaristia que tem o poder de atualizar todo o Mistério Pascal que, começa pela Palavra, porém, leva à Eucaristia e tem o dom de transformar as pessoas.
Como os peregrinos de Emaús, também nós, depois da Celebração Eucarística deveríamos ser os Anunciadores dessa grande alegria: O Senhor ressuscitou e está vivo entre nós!
No Cenáculo, Jesus faz questão de Se identificar: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?” Lc 24,38. Prossegue buscando tranquilizar os Seus: “Vede Minhas mãos e Meus pés! Sou Eu mesmo!”, e, para tirar qualquer dúvida, aduz: “Tocai em Mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que Eu tenho!” Lc 24,39.
Os discípulos continuavam extasiados e “não conseguiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos” Lc 24,41.
O Nazareno desafia-os: “Tendes alguma coisa para comer?” Lc 24,41, e Lhe ofereceram um pedaço de peixe que Ele comeu na frente deles.
Podemos imaginar com quanto carinho compartilhou com eles: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: Era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre Mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos!” Lc 24,44.
O mais significativo é que o mestre: “Abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras” Lc 24,45.
Como faria bem para nós tomarmos posse do que o Nazareno compartilhou: “O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia” Lc 24,46, e o que é de suma importância: “No Seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” Lc 24,47.
Tudo isso para que? A fim de que o Mistério Pascal pudesse ter continuidade e fosse atualizado em todos os tempos.
O mesmo Lucas, nos Atos, acentua: “Deus, porém, cumpriu o que havia anunciado pela boca de todos os profetas, que o Seu Cristo haveria de sofrer” At 3,18.
A atualização desse Processo Ressuscitante passa pela ordem: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados!” At 3,19.
Para que esta Dinâmica Ressuscitante brilhe sempre mais importa que “todos sejamos testemunhas de tudo isso!” Lc 24,48.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest