Nosso Blog

Confiança na Resposta

Imagem de duas mãos de duas pessoas diferentes prestes a se tocar

A ordem do Mestre para os Seus enviados é explícita: “Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo!” Mt 10,7. Não por nada que Ele exorta: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo” Mt 6,33. Todas estas coisas, aí no contexto, é tudo o que se refere à alimentação e ao vestuário.

A missão específica dos seguidores missionários de Jesus é proclamar a proximidade do Reino dos Céus. Por mais que a vida seja descoberta, acolhida e cultivada, dificilmente, chegará à sua plenitude. Por isso mesmo, estava coberto de razão aquele que nos exortou: “O Reino dos Céus está presente, sim, contudo, resta muito para que a sua realização seja completa!”

Se o Reino dos Céus é, de fato, a concretização do Sonho do Paizinho Amado, ou seja, a Vida em sua plenitude para todos, podemos entender porque o Mestre detalha o anunciar deste Reino dos Céus ao ordenar: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios” Mt 10,8, e com uma exigência, a gratuidade: “Recebestes de graça, de graça dai!” Mt 10,8.

Quem deseja ser fiel a estas ordens do Nazareno, precisa cultivar algumas atitudes como, a despreocupação com a segurança e amar a pobreza: “Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, pois, o operário merece o seu sustento!” Mt 10,9-10.

Jesus, através dessas orientações, recorda o Seu jeito de ser: “As raposas tem suas tocas, e as aves do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça!” Mt 8,20.

O Nazareno apresenta como orientação o abandono confiante na Providência Divina: “Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há ali alguém digno de vos receber. Ficai ai até a vossa partida! Mt 10,11.

O Nazareno propõe também: “Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa!” Mt 10,12, para, tranquilamente, prosseguir: “Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz, se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará para vós!” Mt 10,13.

O Nazareno deixa bem claro que “se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó dos vossos pés!” Mt 10,14.

Podemos imaginar quais eram os Seus sentimentos para aduzir: “Em verdade vos digo: No dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade!” Mt 10,15. Isso mostra como o Mestre está do lado dos Seus que levam Suas orientações e Seus mandatos a sério.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest