Nosso Blog

Cura Profunda da Memória

Cura profunda da memória - rapaz orando

Por Pe. Jacob, MSF.

Depois da agonia no Horto das Oliveiras o Mestre foi conduzido ao Pretório de Pilatos, ali, junto a uma fogueira, Pedrinho negou três vezes seu Mestre. Ao cantar do galo, ele olhou para Jesus que, carinhosamente, retribuiu este olhar com outro repleto de infinito amor.
Pedrinho viu neste olhar o perdão que Jesus oferecia e ele o acolheu. Seu pecado estava perdoado.
Contudo, restava a sua memória que estava ferida por essa trágica vivência. Necessário se fazia curar a mesma.
Foi o que o Ressuscitado fez quando, diante de outra fogueira, que, certamente para Pedrinho serviu para lembrar a sua fraqueza, pois após a pesca milagrosa, ele se prostrou diante do Mestre e Lhe confessou: “Retira-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Lc 5,8.      
Jesus queria um líder curado e liberto. Por isso, Ele lhe pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”, ao que ele, prontamente reagiu: “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu Te amo!”, o Ressuscitado lhe diz: “Apascenta as Minhas ovelhas!” Jo 21,17.
Jesus aproveitava todas as oportunidades e todas as circunstâncias para preparar os Seus. Com tranquilidade disse a Pedrinho: “Quando eras jovem tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir!” Jo 21,18.
Aduz o hagiógrafo: “Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus!” Jo 21,19.
A conclusão dessa perícopa mostra, com evidência que o que, de fato importa é o seguimento do Mestre. Entre outras tantas coisas que Jesus poderia ter compartilhado preferiu exortar: “Segue-Me!” Jo 21,19.
Talvez estejamos em situação similar a de Pedrinho. Quais são as lembranças que nos tiram a paz? O que gostaríamos que não tivesse ocorrido conosco?
Peçamos a Cura Profunda. Porém, para que ela seja possível, necessitamos ter a coragem de Pedrinho e confiar na bondade do Mestre. Contudo, mesmo curados e libertos, o Processo Ressuscitante prossegue. Necessária se faz uma Conversão Permanente e Gradativa que será redescoberta, acolhida e promovida por um sério seguimento do Mestre.
Esta ordem: “Segue-Me”, dada a Pedrinho, Jesus a repete todos os dias a cada uma e a cada um de nós.
Jesus Amado ajuda-nos a fazer do passado apenas um passado. Se for para recordar que seja para, com a Tua graça, curar e libertar. Cura a nossa memória ferida, em sua globalidade, e liberta-nos.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest