Nosso Blog

Difícil Discipulado

Por Pe. Jacob, MSF.

Podemos imaginar qual tenha sido o dia a dia dos discípulos com seu Mestre. Os Evangelhos transmitem algumas vivências a respeito. No entanto, “Jesus fez ainda muitas outras coisas” e o hagiógrafo aduz “que se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever!” Jo 21,26.

Marcos compartilha: “Os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém”, e acrescenta: “Jesus ia na frente!” Mc 10,32.

Marcos diz também: “Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo” Mc 10,32.

O Mestre, percebendo a situação, “chamou os doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com Ele” Mc 10,32.

Num Risco e Confiança abriu o jogo: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei”, não para confraternizar, porém, “Eles O condenarão à morte e O entregarão aos pagãos”, mais que isso, “vão zombar Dele, cuspir Nele, vão torturá-Lo e matá-Lo” Mc 10,33-34.

Jesus não era um Profeta da desgraça, mas da esperança. Eis porque acrescentou: “Depois de três dias, Ele ressuscitará!” Mc 10.33.

Quem sabe, tenha passado pela cabeça dos doze: “Já que o Mestre vai morrer e ressuscitar, aproveitemos para Lhe apresentar nossas aspirações!” O hagiógrafo assinala que João e Tiago, foram a Jesus e Lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”, ao que Jesus perguntou: “O que quereis que Eu vos faça?” Mc 10,35-36.

Encorajados pelo posicionamento manso do Mestre, eles prosseguiram: “Deixa-nos sentar um à Tua direita e outro à Tua esquerda, quando estiveres na Tua glória!” Mc 10,37.

Jesus, sábio como sempre, simplesmente, lhes fala: “Vós não sabeis o que pedis!”, e prossegue: “Por acaso, podeis beber o cálice que Eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” Mc 10,38.

Diante de sua resposta positiva, Jesus confirma: “Vós bebereis o cálice que Eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que Eu devo ser batizado”, e, convicto, segue: “Mas não depende de Mim conceder o lugar à Minha direita ou à Minha esquerda”, para concluir: “É para aqueles a quem foi reservado!” Mc 10,40.

Os outros, ao ouvirem este papo, indignaram-se com os dois. Novamente, o Mestre aproveita a oportunidade para ensinar a diferença entre o plano do mundo e o Seu Projeto: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam” para acentuar: “Entre vós não deve ser assim”, para concluir: “Quem quiser ser grande, seja vosso servo! E quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos!” Mc 10,42-44.

O Mestre, com toda a autoridade, carimba esse ensinamento com o Seu exemplo: “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos!” Mc 10,45.

Jesus Amado, faze que entremos nesta Tua Escola e sejamos verdadeiros aprendizes na arte de servir e dar a nossa vida pelos demais. Pe. Jacob, MSF.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest