Nosso Blog

Divergências

Rapaz refletindo sobre uma divergência

05/05/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Entre os primeiros cristãos nem tudo era sombra e água fresca. Desde sempre existiam divergências entre os seguidores de Jesus. Nem mesmo os pregadores eram unânimes em suas atitudes e comportamentos.
Narra Lucas que “chegaram alguns da Judeia e ensinava aos irmãos de Antioquia: Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés!” At 15,1.
Como era de se esperar, “isso provocou muita confusão!” At 15,2. Inclusive, surgiu uma “grande discussão de Paulo e Barnabé com eles” At 15,2.
A problemática se agigantou ao ponto de “decidirem que Paulo e Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os Apóstolos e os Anciãos” At 15,2.
A Comunidade esteve com eles ao “atravessarem a Fenícia e a Samaria” At 15,3.
Eles aproveitaram a oportunidade para ”contarem sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre os irmãos!” At 15,3.
Quando chegaram a Jerusalém, “foram bem recebidos pelos Apóstolos e pelos Anciãos”, e, sem falsa modéstia, foram pródigos em “narrar as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles” At 15,4.
Mesmo assim, “alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés” At 15,5.
Foi a razão porque “os Apóstolos e os Anciãos se reuniram para tratar desse assunto” At 15,6. Foi a origem do I Concílio de Jerusalém.
Esta vivência mostra com evidência que, desde o começo da Igreja, houve quem estivesse desligado da Verdadeira Videira e, assim não conseguia agregar, mas era ocasião de divisão e mal estar.
Isso comprova também que, os ramos bons eram podados para que produzissem maiores e melhores frutos ainda.
Ela demonstra igualmente que nem todos estavam limpos, como assegurara o Nazareno.
Ressalta a necessidade de todos permanecerem unidos à Videira acolhendo e vivenciando a Palavra de Deus.
A preocupação dos Apóstolos e dos Anciãos era salvar a Unidade e garantir a permanência de todos na Videira Verdadeira.
As nossas Comunidades de hoje estão mais afinadas com que grupo, dos que tentam salvaguardar e viver a Unidade ou dos mais apegados a leis e normas, mesmo que não sejam tão agregadoras assim?
O que tentamos salvar: O estar ligado a Cristo ou o cumprimento da lei?
Jesus Amado, faze que sejamos fiéis à escuta da mensagem Salvífica e procuremos construir a Unidade contigo em todos os sentidos.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest