Nosso Blog

Dom e Graça

O Evangelho de hoje, Mt 8,18,22, retoma parcialmente o de ontem, Lc 9,51-62.

Assim sendo, podemos aprofundar o mesmo, mas sob outro enfoque.

Podemos imaginar o conteúdo e a convicção com que o Nazareno apresentava a Proposta do Reino, pois, “um mestre da Lei aproximou-se e disse: Mestre, eu Te seguirei para onde quer que tu vás!” Mt  8,19.

Novamente, Jesus, acentuou: “As raposas tem tocas e as aves dos céus tem seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça!” Mt 8,20.

Esta manifestação do Mestre fez com que “um outro dos discípulos dissesse a Jesus: Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”, ao que Jesus lhe respondeu: “Segue-Me e deixa que os mortos sepultem seus mortos!” Mt 8,21-22.

Tentemos atualizar essa mensagem.

Na verdade, tudo o que somos e possuímos é doação de Deus. Desde todo o sempre, somos um pensamento de Deus que, em determinado tempo e espaço, se transformou numa palavra Dele.

Para Deus inexistem o tempo e o espaço. Ele é desde toda a eternidade e para toda a eternidade. Ele é o eterno presente.

Sendo Ele Amor, expandiu-Se nas Suas criaturas, e, de um modo muito especial, na Sua predileta, o homem e a mulher.

Paulinho já questionava: “O que tens tu que não recebeste, e, se o recebeste, por que te glorias como se não o houveras recebido?” 1 Cor 4,7. Noutras palavras, somos dom e graça divinos.

O mestre da Lei, entusiasmado e repleto de boa vontade, estava disposto: “Mestre, eu Te seguirei para onde quer que tu vás!”

O que ele ignorava é que esse desejo acarretava uma série de exigências. Uma delas era o desprendimento dos bens materiais e um completo abandono à Providência Divina que Jesus assim manifestou: “As raposas tem tocas e as aves dos céus tem seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça!”

Acontece que o Mestre cultivava uma franca clareza.

O outro que desejava segui-Lo precisava purificar a sua decisão que ainda estava condicionada: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai!”

Para um autêntico seguidor mister se faz ter clareza das tarefas. O sepultamento do pai bem que podia ser feito por quem ainda estava distante do Projeto do Reino, ou seja, os que o Mestre considerava mortos para este Projeto: “Deixe que os mortos sepultem seus mortos!”

O discípulo precisa, antes de tudo, viver o seguimento em sua radicalidade: “Segue-Me!” Jesus Amado, ajuda-nos a perceber que somos um Dom para nós e para os demais, e que, para isso, necessitamos viver uma entrega confiante aos Teus projetos. Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest