Nosso Blog

Dons Distintos

Mãos na bíblia

13/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Entre os Dons do Espírito Santo encontramos a Ciência, o Conhecimento e a Sabedoria. Mesmo que todos se refiram ao saber, eles possuem conotação distinta.
A Ciência é um conhecer teórico. A pessoa sabe das coisas, e fica por isso mesmo. O Conhecimento aprofunda a questão, ultrapassa um mero saber. A Sabedoria exige mais sensibilidade ainda.
Na Ciência, trata-se de ter um conhecimento teórico, por exemplo, a pessoa sabe o que é um motor e permanece nisto. Contudo, pode evoluir para o Conhecimento, ou seja, vai saber transformar essa ciência em algo útil. Se, por exemplo, dá uma pane no motor, o que conhece mais que mera teoria, saberá como consertar o mesmo.
A Sabedoria consiste em sentir o sabor, o gosto. Trata-se de degustar, de curtir, tanto a Ciência quanto o Conhecimento.
Quando Jesus falou a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto!” Jo 3,7, o doutor da lei revelou ciência: “Como alguém pode nascer se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jo 3,4.
Diante dessa realidade, o Mestre prossegue: “O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai!” Jo 3,8.
A seguir Jesus aponta para a Sabedoria: “Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito!” Jo 3,8.
Quando Nicodemos questiona: “Como é que isso pode acontecer?” Jo 3,9, Jesus, com toda a sinceridade, lhe diz: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas?” Jo 3,10.
Nicodemos tinha teorias, era mestre em Israel, porém, era carente de saber como aplicar essa Ciência. Mesmo que tivesse um tanto de Conhecimento, a Sabedoria não morava nele: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas?”
Jesus, o Sábio por excelência, revela isso: “Nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto” Jo 3,11, e, meio decepcionado, aduz “mas vós não aceitais o nosso testemunho” Jo 3,11.
Nicodemos até que tinha alguns conhecimentos, do contrário, o Nazareno não lhe poderia falar: “Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu?” Jo 3,12, que solicitam a Sabedoria?
Uma manifestação do supra dito encontramos na serpente do deserto. O cientista vê a serpente, o conhecedor vai além, percebe que ela tem uma utilidade, quem olhasse para ela, era liberto da morte. O sábio vai além, sabe o que é a serpente, conhece o seu simbolismo e chega à sua real utilidade: Representava Jesus que deveria ser elevado na Cruz para redimir a humanidade.
Somente o sábio chega a saborear o que significa o Cordeiro de Deus ser imolado para que, “quem Nele crer tenha a Vida Eterna! Jo 3,15.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest