Nosso Blog

Eucaristia, Fonte de Vida Eterna

Imagem momento da eucaristia

23/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

As colocações de Jesus a respeito da Eucaristia mexeram com os judeus que “discutiam entre si dizendo: Como é que Ele pode dar a Sua carne a comer?” Jo 6,52.
O nazareno, atento a tudo, simplesmente, contesta: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós!” Jo 6,53.
A seguir, Ele faz uma grandiosa promessa: “Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a Vida Eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” Jo 6,54, isso porque “a Minha carne é verdadeira comida e o Meu sangue, verdadeira bebida” Jo 6,55.
A Eucaristia continua sendo de capital importância porque: “Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele” Jo 6,56.
O Mestre transmite algo de Sua experiência: “Como o Pai que vive, Me enviou, e Eu vivo por causa do Pai, assim o que Me come viverá por causa de Mim!” Jo 6,57.
Certamente, os ouvintes manifestavam alguma resistência frente a esse anúncio. Por isso Jesus insiste: “Este é o pão que desceu do céu!”, e ressalta, “Não é como aquele que os vossos pais comeram”, para, de imediato aduzir o porquê: “Eles morreram!”, para, em seguida concluir, “Aquele que come este pão viverá para sempre!” Jo 6,58.
O hagiógrafo apresenta: “Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum!” Jo 6,59.
Esse prossegue sendo o ensinamento de Jesus que perpassa os séculos.
Creio que essas colocações pontuais de Jesus sobre a Eucaristia merecem a nossa inteira consideração. Acredito que, baseados nelas e nas diversas reações dos ouvintes do Nazareno, podemos situar-nos também nós.
Os séculos passaram. Após a Instituição desse Sacramento da Presença do Amor, na noite da Quinta Feira Santa, mediante o exercício do Sacerdócio de Jesus, confiado aos Seus Sacerdotes Ordenados, muitíssimas vezes ele foi atualizado.
Como nos relacionamos com esse Mistério da Fé?
Temos a firme convicção de que estamos vivendo o mesmo Mistério que Jesus, em Cafarnaum, prometeu, e, no Cenáculo instituiu? Condiz com tudo o que Jesus prometeu e realizou?
Penso que nem sempre nossas atitudes e comportamentos referentes a este Sacramento se revestem com a seriedade e com o respeito que deveríamos ter em relação ao mesmo.
Por vezes, fico triste ao perceber que esse Sacramento Eucarístico mais parece uma encenação artística que a presencialização da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré.
Jesus Amado, ajuda-nos a entender que a Eucaristia é uma das maiores garantias de que a Tua Páscoa continua sendo o início do Processo Ressuscitante da humanidade redimida pelo poder do Teu preciosíssimo Sangue.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest