Encontro Matrimonial Mundial

perguntas frequentes

O que é o FDS?

O FDS é uma experiência oferecida pelo EMM que inicialmente ocorria num final de semana, mas ultimamente, tem sido oferecido em dias variados. Para maiores informações clique aqui 

O que “Matrimônio” significa para o ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL?

O Encontro Matrimonial Mundial é fiel ao ensinamento da Igreja Católica Romana, de que o matrimônio é um sacramento, uma aliança que existe entre um homem e uma mulher. Qualquer referência a matrimônio, casamento ou casal feita pelo EMM é neste contexto.

Queremos nos casar na igreja. O Encontro Matrimonial é o mesmo que Pré-Matrimônio da Pastoral Familiar ou preparação para o sacramento do matrimônio?

Não, a experiência do EMM – FDS – não é a preparação para o casamento da Pastoral Familiar nas Paróquias. Porém, o FDS do EMM pode ser também uma preparação para o  Sacramento do Matrimônio, especialmente para casais que já convivem  em união  estável. Além disso, o EMM oferece uma proposta específica de preparação para o sacramento do matrimônio, que pode ser aplicada nas paróquias.  Apenas confirme com seu Pároco. Um certificado do EMM pode ser fornecido para ele também.

Eu não sou casado, posso fazer um FDS?

Se você vive em união estável e nunca se casou na Igreja Católica, você pode participar de um FDS. Para outros casos, consulte a Equipe Eclesial Diocesana da sua cidade

Estou casado em segunda união, posso fazer um FDS?
Eu gostaria de assistir a uma experiência como sacerdote participante, vocês podem me ajudar a encontrar alguém para cobrir minhas missas?

Sim! Temos sido capazes de ajudar a encontrar sacerdotes para cobertura de missas e faremos o nosso melhor para ajudar de alguma forma. Entre em contato conosco para obter assistência.

Como membro do Clero, por que devo assistir a uma experiência centrada no sacramento do matrimônio?

 A experiência é voltada para que você compreenda melhor a si mesmo como pessoa  e aos outros com quem convive.  No FDS é oferecido um método que irá aprimorar sua comunicação através do diálogo, com todos que são próximos a você. 

Os padres e religiosos que participam de um FDS do Encontro Matrimonial desenvolvem  habilidades de comunicação mais fortes, melhor capacidade de se relacionar com sua família paroquial e um entendimento mais profundo dos Ministérios de Vida Familiar em sua paróquia.

Ouvi dizer que padres, seminaristas e irmãs podem assistir ao FDS. Por quê?

Padres e religiosos são uma parte importante de nossa comunidade de fé. Seu relacionamento com as pessoas a quem servem em suas comunidades eclesiásticas é, na verdade, semelhante ao relacionamento de maridos e esposas, uma vez que a comunicação aberta e honesta é a chave para a verdadeira compreensão e empatia. De uma forma útil e amorosa, a experiência ajuda os casais e os religiosos a compreenderem melhor a si mesmos, um ao outro em seu sacramento (do matrimônio ou da ordem sagrada) e sua relação com Deus.

Já participamos de um FDS e gostaríamos de continuar a aprofundar, onde podemos encontrar mais informações?

Depois do seu FDS , vocês estão convidados a se juntar a outros casais e sacerdotes/religiosos(as) que também participaram da experiência e que se reúnem em comunhão e amizade para se apoiarem. Vocês podem obter maiores informações no link abaixo:

Procure uma comunidade de apoio para aprofundar e continuar a enriquecer seu casamento ou sacerdócio.

Ouvi dizer que Encontro Matrimonial Mundial é para casamentos “problemáticos”. Estamos casados há pouco tempo ( e não temos “problemas”. Por que devemos participar?

Pelo contrário, as experiências do FDS são para TODOS os casamentos! Vocês não investem em cursos e treinamentos para adquirir novas habilidades no trabalho? Então por que não dedicar tempo para adquirir novas habilidades que podem beneficiar seu relacionamento mais importante – seu casamento?

O EMM dá aos casais encontristas o tempo necessário para que se concentrem um no outro e aprofundem sua comunicação. Após a experiência, os casais frequentemente retornam às suas vidas e famílias com um compromisso renovado um com o outro.

Embora o FDS seja muito útil para todos os casais, em qualquer etapa da vida,  entendemos que essa experiência é  particularmente valiosa para casais que estão passando por períodos de transição – recém-casados, ampliando a família, transições de trabalho, famílias mescladas, casais sem filhos ou casais  em processo de aposentadoria ou enfrentando doenças. Estes são os tempos em que a comunicação e a escuta são mais importantes, pois se o casal as enfrenta sozinho encontram maiores difículdades em resolvê-las e até mesmo em perseverar no próprio casamento!

Para casamentos profundamente problemáticos, em crise ou com feridas profundas que precisam de cura e perdão significativos, consulte a Equipe Eclesial Diocesana da sua cidade 

Meu cônjuge não frequenta a igreja (ou não é católico), como podemos aproveitar um FDS do Encontro Matrimonial?

As experiências são para casais de esposo e esposa, independentemente de sua fé.  Podem participar casais em que cada um professa uma religião, ou mesmo que não tenham religião.  

Tudo o que pedimos é que os cônjuges participem com o coração aberto, com respeito pelos outros e por suas crenças, já que as experiências são predominantemente católicas na expressão, apresentadas por um padre católico e casais católicos. Acreditamos que a presença amorosa de Deus tem um papel integral para nós vivermos plenamente nosso relacionamento.

Encorajamos todos os interessados ​​em participar a entrar em contato conosco se tiver dúvidas sobre se  o FDS é a opção certa para você.

Tenho filhos ainda pequenos que normalmente estão à minha volta. Isso não pode prejudicar minha participação num FDS online em minha casa?

Sim. Recomendamos que o casal viva o FDS num ambiente tranquilo e reservado, em que um possa se dedicar exclusivamente ao outro e, assim, alcançar os melhores frutos que esta experiência oferece. Neste caso é necessário que os filhos fiquem sob a guarda de outra pessoa durante o tempo das sessões virtuais.

Minha experiência no FDS foi muito gratificante, me identifiquei com várias pessoas e até mesmo com o sacerdote em seus testemunhos. Gostaria de continuar em contato com eles. Como proceder?

Para isso o EMM oferece a opção de vocês participarem de uma Comunidade de Apoio , em que estes  vocês poderão voltar a se encontrar. e praticar os valores aprendidos no FDS.

Meu marido diz que já fizemos outros Encontros de Casais, como por exemplo o ECC e Equipes de Nossa Senhora, e por isso não precisamos ir ao FDS.

Na Igreja Católica há vários movimentos que se dirigem a casais. Cada um deles se dedica a um determinado aspecto do casamento e de sua vivência cristã, bem como cada um tem seu próprio carisma. O FDS do Encontro Matrimonial tem o carisma de trabalhar o relacionamento e a comunicação do casal de uma forma humanística e cristã, não havendo, assim, sobreposição ou duplicação de enfoques e aperfeiçoamentos do matrimônio.

Casal feliz depois da experiência