Nosso Blog

Importa Deixar-se Desafiar

Acredito que, para Jesus de Nazaré, a vivência que Lucas relata hoje, foi uma grata surpresa. Em meio a tantas dificuldades que enfrentava para viver o Projeto do paizinho Amado, “estando Ele na margem do lago de Genesaré, a multidão foi-se acercando Dele para escutar a Palavra de Deus, ao ponto de se apertar entre si” Lc 5,1.

O Nazareno encontrou uma solução para este obstáculo e, “vendo duas barcas paradas na margem do lago, subindo numa delas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem” Lc 5,2-3.

Foi sentado na barca que Se dirigiu à multidão.

Terminada a pregação, ordenou a Simão: “Avança para águas mais profundas!” Lc 5,4, e prossegue, “Lançai vossas redes para a pesca!” Lc 5,4.

Percebamos o detalhe. Jesus inicia dizendo a Simão “avança”, porém, conclui “lançai vossas redes.” Creio que nesta assertiva está implícita a liderança petrina: Avança tu, mas não sozinho, lançai vós as redes!

Pedrinho, um pescador calejado, logo interveio: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”, e humilde, continua, “mas, em atenção à Tua palavra, vou lançar as redes” Lc 5,5.

O interessante é que “assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam” Lc 4,6. Vendo o prodígio, “fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los” Lc 4,7.

Pedrinho deve ter sentido algo muito estranho dentro de si, pois “ao ver aquilo atirou-se aos pés de Jesus dizendo: Senhor, afasta-Te de mim, porque sou um pecador!” Lc 5,8.

Diz o hagiógrafo que “o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer” Lc 5,9.

Mais uma vez, chama a atenção a linguagem de Pedrinho. Ao confessar a sua desilusão, ele fala: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos, mas, em atenção à Tua palavra, vou lançar as redes.” Aqui ele usa o termo: “Mestre.” Depois do prodígio realizado pela força de Jesus, ele exclama: “Senhor, afasta-Te de mim, porque sou um pecador!”  Ele troca de tratamento, em vez de “Mestre”, usa o termo: “Senhor!”

Houve nele uma consciência de que o seu líder era, na verdade, muito mais que um mero ser humano.

Percebamos a ternura e o carinho com que Jesus Se relaciona com o Seu futuro Líder da Comunidade: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens!” Lc 5,10.

No que segue, Pedrinho e os demais acolheram a proposta do Nazareno: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca!” Isso porque, todos “levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus” Lc 5,11. O que podemos aprender dessa vivência? Sob a orientação de Jesus, guiados e fortalecidos pela Sua palavra, unidos como Comunidade, podemos, seguramente, seguir o Nazareno e pescar com Ele irmãs e irmãos para o Reino de Deus, aceitando o desafio para irmos para águas cada vez mais profundas.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest