Nosso Blog

Lances de Sabedoria

Imagem da silhueta de uma criança lendo a bíblia

As Bem Aventuranças, como já escrevi, tem vários desdobramentos. A proclamação na Montanha foi apenas uma oportunidade para apresentar as mesmas, a seguir, já na planície, acontece a tentativa para aprofundar a sua compreensão e facilitar a sua vivência.

Talvez, como alternativa para construir uma vida pobre, mansa, pura, pacífica e contrita, o Mestre tenha aduzido: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam” Mt 6,19.

Clareando a Sua proposta, acrescentou: “Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam!” Mt 6,20.

A seguir, Jesus justifica essa Sua posição: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração!” Mt 6,21.

Qual é o nosso tesouro? Em que empregamos o nosso tempo e com que gastamos nosso dinheiro? A resposta para essas perguntas pode dar uma pista para localizarmos nosso tesouro e onde se encontra o nosso cotidiano, o nosso experimentado, o nosso vivido que é o nosso coração bíblico.

Na verdade, o que julgamos ser importante para nós?

Quanta sensibilidade da parte do Nazareno para prosseguir: “O olho é a lâmpada do corpo!”, para, tranquilo, dizer: “Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado” Mt 6,22.

Podemos imaginar com quanta sensibilidade Ele continuou: “Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão”, para concluir: “Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão!” Mt 6,23.

O Dom da Sabedoria permite que degustemos tudo o que perfaz o nosso coração bíblico. Tudo o que tece e envolve o nosso dia a dia pode ser avaliado a partir do olhar, ou seja, do enfoque.

Como está o nosso olho? Ele se direciona para quais objetivos?

Ele está sadio ou enfermo? De que males pode ele estar infetado?

Vejo neste simbolismo do matéria para uma séria reflexão e posterior tomada de posição.

Basta que lembremos quais são os valores que tentamos viver. Temos o nosso olho fixo no que aprendemos em o nosso FDS, ou em algum outro Movimento para mantermos a sua luminosidade?

Quem sabe, foi num Retiro, num Curso, que alguém nos ajudou a vermos melhor o Projeto de Deus? Por vezes, sofremos de alguma miopia, algum estrabismo ou outro problema ocular. Graças a Deus e ao valioso auxílio dos irmãos, tudo pode ser solucionado. Importa suplicarmos o Dom da Sabedoria para que entendamos e vivenciemos as Bem Aventuranças para que todo o nosso ser seja iluminado.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest