Nosso Blog

Ligar e Desligar

Imagem de uma família se abraçando

O Encontro Matrimonial Mundial, EMM, prioriza o Relacionamento. Possui como característica relacionar-se a partir dos Sentimentos.

Sob esse enfoque faremos a nossa Reflexão Orante do Evangelho de hoje, Mt 18,15-20.

Jesus Cristo compartilha: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo!” Mt 18,15.

O pecado rompe o Relacionamento. Jesus poderia ter dito: “Se o teu irmão quebra o Relacionamento contigo, vai e conversa com ele, a sós.”

O irmão tem a necessidade de pertencer, possui também o seu valor, bem como precisa ser amado e respeitado em sua autonomia. O ir ter com ele, a sós, acolhe todas elas.

Linda é a dedução do Nazareno: “Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão!” Mt 18,15, ou seja, o Relacionamento foi restaurado e tudo poderá prosseguir numa boa.

Agora, “se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida  sob a palavra de duas ou três testemunhas” Mt 18,16.

O importante é restaurar o Relacionamento. Os meios variam. Contudo, o irmão possui livre arbítrio: “Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão, ou um pecador público” Mt 18,17.

Na verdade, se não houver acolhida das testemunhas e nem da Igreja, foi o irmão que se afastou da comunhão. Por isso, “seja tratado como se fosse um pagão, ou um pecador público”, no que ele se transformou.

Importa que tenhamos em mente e valorizemos o que o Mestre aduz: “Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu!” Mt 18,18.

Quem quebra o Relacionamento desliga algo muito importante. Porém, assim como ele foi rompido poderá ser restabelecido. Daí a preocupação de Jesus para que o mediador seja bem acolhido e, assim, a unidade se restabeleça.

A seguir, o Mestre revela algo de suma importância: “Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por Meu Pai que está nos céus” Mt 18,19, isso porque, “onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou ali, no meio deles!” Mt 18,20.

Percebamos a sabedoria de Jesus. Mesmo que o irmão peque contra alguém, no momento em que ele for procurado para que aconteça a reconciliação, o Mestre está ali com os dois, e o que se espera, se as devidas condições forem postas, acontecerá. O mal será desligado, tanto na terra quanto nos céus. Este é o maravilhoso poder do Perdão, da Reconciliação e da Cura.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest