Nosso Blog

Mais Uma Epifania

Nada mais real que a constatação do Autor da Carta aos Hebreus: “Muitas vezes e de diversos modos outrora Deus falou aos nossos pais pelos profetas” Hb 1,1.

Todo o Primeiro Testamento comprova isso porque muitas lideranças judias dedicaram a sua vida para manter acesa a esperança na Vinda do Messias.  Por isso o hagiógrafo prossegue: “Ultimamente nos falou por Seu Filho” Hb 1,2.

Todas as vivências de Maria, bem como as de José e outras tantas mostram como o Espírito Santo marcou forte presença nesta preparação messiânica.

Após o Natal, novas vivências confirmam a presença de Deus no Menino da gruta de Belém.

São muitas as Epifanias do Salvador. Uma das mais marcantes foi a dos Magos do Oriente que vieram prestar sua homenagem ao Recém Nascido.

Compartilha o hagiógrafo: “Tendo nascido Jesus na cidade e Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns Magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?” Mt 2,1-2.

Sem medo e confiantes, falaram: “Nós vimos a Sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo” Mt 2,2.

Ao escutar isso, “Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele” Mt 2,3.

O rei, reuniu todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei para saber onde o Messias tinha nascido.

Ao falarem: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe, que vai ser o pastor de Israel, o Meu povo” Mt 2,6.

Foi a vez de Herodes revelar-se matreiro: “Chamou em segredo os Magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido”, para, em seguida, “enviá-los a Belém”, com esta orientação: “Ide e procurai obter informações exatas a respeito do Menino” Mt 2,7-8.

O rei fez mais, exortou os Magos: “Quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-Lo“ Mt 2,7-8.

Ao deixarem Jerusalém, “ao verem de novo a estrela, os Magos sentiram uma alegria muito grande” Mt 2,10.

Chegados em Belém, “ao entrarem na casa, viram o Menino com Maria, Sua mãe. Ajoelharam-se diante Dele e O adoraram” Mt 2,11.

Na sua generosidade, ofereceram-lhe “ouro, incenso e mirra” Mt 2,11, revelando por estes presentes, a divindade a realeza e a humanidade do Menino. Guiados pelo Espirito Santo, após prestarem suas homenagens, “retornaram para a sua terra, porém, por outro caminho” Mt 2,12, frustrando Herodes com seus maléficos projetos.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest