Nosso Blog

Mês Vocacional

Imagem de mão segurando um terço

Iniciamos o mês dedicado às Vocações. Durante o mesmo somos convidados a estudar e a aprofundar os diversos chamados que Jesus continua fazendo para perpetuar o serviço aos irmãos.

Aos domingos deste mês de agosto somos convidados a rezar por todas as vocações. No primeiro lembramos os Sacerdotes, no segundo os Pais, no terceiro os Religiosos/as, no quarto os Diversos Ministérios, e, quando houver um quinto como neste ano, nele serão lembrados, com muito carinho e gratidão, os Catequistas.

O Concílio Vaticano 2 lembra que, aos Sacerdotes foram confiadas três tarefas específicas, ou seja, a Evangelização, a Presidência das diversas Celebrações litúrgicas, especialmente, a Eucarística, e a Animação da Caminhada do Povo.

É dentro deste lembrete que o Evangelho de hoje apresenta parte do Capítulo Sexto de Joãozinho que se refere à Promessa da Eucaristia.

Após a multiplicação dos pães e dos peixes, depois do Mestre ter ido ao encontro dos Seus discípulos que estavam com muita dificuldade devido à tempestade que ameaçava submergi-los, depois de amainar as ondas e o vento, Ele foi com eles até a outra margem.

Foi lá que a multidão O encontra e Lhe pergunta: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jo 6,25, ao que Ele, prontamente, responde: “Em verdade, em verdade Eu vos digo, estais Me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos” Jo 6,26.

A seguir, aguça-lhes a curiosidade: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará” Jo 6,27, e, sem receio, Se apresenta como  “Aquele que o Pai marcou com Seu selo” Jo 6,27.

Interessante a pergunta que Lhe fazem: “O que devemos realizar para fazer as obras de Deus?” Jo 6,28.

Jesus aprofunda a questão: “A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou” Jo 6,29.

O diálogo começa a produzir efeito: “Que sinal realizas para que possamos ver e crer em Ti. Que obras fazes?” Jo 6,30.

A seguir, mostrando certo conhecimento, dizem: “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: Pão do Céu deu-lhes a comer” Jo 6,31.

O Mestre aproveitou para apresentar a realidade: “Em verdade, em verdade vos digo, “não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu”, para confirmar, “é Meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu”, e arrematou: “O Pão de Deus é Aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” Jo 6,32-33.

Ainda não entendendo toda a realidade, os ouvintes pediram: “Senhor, dá-nos sempre deste pão” Jo 6,34.

Foi a vez de Jesus Se apresentar: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim não terá mais fome e nunca mais terá sede” Jo6,35. Jesus Amado, concede-nos santos Sacerdotes que garantam a Tua presença eucarística entre nós”.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest