Nosso Blog

Mistério Eucarístico

Imagem de Padre orando durante a Eucaristia

A Eucaristia pode ser contemplada de diversas maneiras. Ela é, de certo modo, a máxima manifestação do amor de Deus que caminha com Seu povo e Se preocupa com a sua alimentação espiritual
Javé, como era conhecido Deus no Primeiro Testamento, foi peregrinando com os israelitas através do deserto. Foi na travessia do mesmo que saciou a fome do Seu povo, também com o Maná.
Os judeus sabiam disso: “Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes a comer o pão vindo do céu!” Jo 6,31.
Jesus deixa bem claro: “Moisés não vos deu o pão do céu, mas o Meu Pai é Quem vos dá o verdadeiro pão do céu” e aduz: “Porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo!” Jo 6,32-33.
O Nazareno, convicto assegura: “Eu sou o pão da vida: Aquele que vem a Mim não terá fome, e aquele que crê em Mim jamais terá sede!” Jo 6,35. O Mestre deixa bem claro: “Esta é a vontade do Meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e Nele crê, tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia!” Jo 6,40.
Jesus enfrentou a atitude de descrença da parte dos Seus ouvintes, porém, persistiu: “Eu sou o pão da vida”, e reitera: “Vossos pais no deserto, comeram o maná e morreram” Jo 6,48-49.
Podemos imaginar a coragem de Jesus ao prosseguir: “Eu sou o pão vivo que desci do céu, para que não morra todo aquele que dele comer!” Jo 6,50.
O Nazareno tinha plena certeza: “Quem comer deste pão viverá eternamente”, por isso conclui: “E o pão, que Eu hei de dar, é a Minha carne para a salvação do mundo!” Jo 6,51.
Podemos imaginar com que autoridade Jesus falou: “Em verdade, em verdade Eu vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos!”, porque, “quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia!” Jo 6,53-54.
Oxalá, tomemos posse do compartilhar de Jesus: “A Minha carne é verdadeiramente uma comida e o Meu sangue verdadeiramente uma bebida” Jo 6,55, para crescermos na certeza de que “quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele” Jo 6,55-56.
Como é consoladora a promessa: “Assim como o Pai que Me enviou vive, e Eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a Minha carne, viverá por Mim”, porque, “este é o pão que desceu do céu!” Jo 6,57-58, e “quem come desse pão viverá eternamente!” Jo 6,59.
Somente no Silêncio Interior de Escuta é que poderemos captar o que o Mestre falou: “As palavras que vos disse são espírito e vida” Jo 6,63, o que fundamenta o que Pedrinho compartilhou: “A quem iríamos, Senhor? Tu tensa as palavras da vida eterna” Jo 6,68.
Façamos da Eucaristia uma das fontes da nossa fé que nos ajude a confessarmos a Jesus, como Pedrinho: “Nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus!” Jo 6,69.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest