Nosso Blog

Natal Fonte de Cura

Jesus-recebendo-leproso

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Foi assim que Seu Precursor, João Batista, O apresentou aos seus ouvintes.

Jesus fez-Se carne para que o Sonho Trinitário tivesse cumprimento, ou seja: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” Jo10,10.

A doença e tudo o que revela menos vida, ou uma vida limitada,  contradiz este Sonho Divino.

O Nascimento do Salvador reavivou o Sonho de um mundo melhor, isento dos males causados pela Queda Original.

Os temas da Liturgia do Tempo do Natal apontam nesta direção. Jesus convida para a Conversão: “Convertei-vos porque o Reino dos Céus está próximo” Mt 4,17.

A fome ofusca o Sonho da Vida plena: “Dai-lhes vós mesmos de comer” Mc 6,37. O mesmo ocorre com o medo: “Coragem, sou Eu! Não tenhais medo!” Mc 6,50. A transparência acerca da pessoa e da missão de Jesus favorece a implantação do Reino: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir” Lc 4,21.

Os milagres, consoante Frei Carlos Mesters, são amostra grátis do Reino. Na verdade, mostram, concretamente, o para que da Vinda do Mestre a este planeta.

No Evangelho de hoje, Lc 5,12-16, o hagiógrafo relata: “Aconteceu que estava Jesus numa cidade e havia aí um homem leproso”, que, ao “ver Jesus, caiu a Seus pés e pediu: Senhor, se queres, Tu tens o poder de me purificar!” Lc 5,12.

Jesus, estendendo a mão e tocando nele, disse: Eu quero, fica purificado! E, imediatamente, a lepra o deixou” Lc 5,13.

A seguir, lhe ordena: “Não digas nada a ninguém”, porém, “vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova da tua cura” Lc 5,14.

Todavia, o que ocorreu foi o inverso: “Sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-Lo e serem curadas de suas enfermidades” Lc 5,15.

Coerente com o que solicitara, “Jesus Se retirava para lugares solitários e Se entregava à oração!” Lc 5,16.

Como podemos trazer para o nosso cotidiano este Sinal da presença do Nazareno e a proximidade do Reino?

Jesus ensina que é necessária a aproximemos das pessoas. Ele Estende a mão e toca no Leproso. Faz-Se impuro para livrá-lo da impureza. Troca de lugar social com o contaminado: Ele Se retira para, fisicamente sozinho, mas, em comunhão com o Pai e o espírito Santo, entregar-Se à oração.

Onde buscamos forças para servir o Reino? Jesus foge dos holofotes, “não digas nada a ninguém”, qual é a nossa atitude? Jesus Amado, faze que propaguemos o Teu Natal tentando imitar-Te na modéstia e na prece confiante.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest