Nosso Blog

O Completar dos Dias

Deus-de-braços-abertos-recebendo-todos-do-mundo

O hagiógrafo compartilha: “Deus criou o homem da terra, formou-o segundo a Sua própria imagem e o fez de novo voltar à terra”, diz mais, “revestiu-o de força segundo a Sua natureza”, porém, “determinou-lhe uma época e um número de dias” Eclo 17,1-2.

Aparece clara a mensagem de que o ser humano, apesar de proceder da Fonte Divina, veio para este planeta com data de vencimento.

No Evangelho de hoje, Lc 2,22,35, o hagiógrafo relata: “Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do Filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-Lo ao Senhor” Lc 2,22.

Ao celebrar essa vivência nos Mistérios Gozosos do Santo Rosário, aproveito para lembrar todas as vítimas da Pandemia para colocá-las diante de Maria. Lembro que essa visita de Maria e José para apresentarem o Menino Jesus, foi algo passageiro, foi questão de horas.

Contudo, ao se tratar das vítimas do Corona Vírus, a realidade é outra. Elas estão sendo chamadas porque os seus dias se completaram e não apenas para fazerem uma visita à Casa do Senhor, porém, para tomarem, definitivamente, posse da morada que o próprio Jesus lhes preparou.

Foi o próprio Mestre que assim nos garantiu: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos um lugar” Jo 14,2.

Podemos imaginar a surpresa com que os presentes escutavam isso. Não foi por nada que Ele prosseguiu: “Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde Eu estiver, também vós estejais” Jo 14,3.

A Apresentação de Jesus no templo para ser purificado, juntamente com a Sua mãe, faz parte da Epifania do Senhor, pois: “Movido pelo Espírito Santo, Simeão veio ao templo” Lc 2,27, e num gesto revelador da divindade do Menino, “tomou-O nos braços e bendisse a Deus: Agora, Senhor, conforme a Tua promessa, podes deixar Teu servo partir em paz!” Lc 2,28-29, e aduz “porque meus olhos viram a Tua salvação que preparaste diante de todos os povos” Lc 2,29-31.

A seguir, sem meias palavras, revelou Quem era este Menino: “Luz para iluminar as nações e glória do Teu povo Israel” Lc 2,32.

Ainda hoje, continua válida a revelação que Simeão fez a Maria: “Este Menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel” Lc 2,34.

Real é a palavra de Simeão: “Ele será um sinal de contradição” Lc 2,34. Peçamos o dom da fé. Ela nos sustentará quando chegarmos ao final de nossos dias. Seja pela Pandemia ou por qualquer outra razão, todos comparecemos diante do Senhor quando nossos dias se completarem.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest