Por Pe. Jacob, MSF.
Tobit, pai de Tobias, era um homem de Javé. Temia seu Deus e tudo fazia para Lhe ser fiel.
Tobias, que voltava da missão que lhe fora confiada, estava na companhia do mensageiro celeste que o acompanhara em todos os seus passos. Tobias retornava casado com Sara.
Podemos imaginar a alegria da mãe de Tobias que, ao ver seu filho se aproximando, falou a Tobit: “Teu filho está chegando, e com ele o homem que lhe fez companhia!” Tb 11,6.
Antes que Tobias se aproximasse do pai, o mensageiro lhe falou: Estou certo de que seus olhos se abrirão!” Tb 117. Deu a ele a seguinte orientação: “Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe, Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz!” Tb 11,8.
A mãe abraçou o filho e este se dirigiu ao pai e lhe ungiu os olhos com o fel do peixe e ele começou a ver novamente.
Imensa foi a alegria de Tobit que exclamou: “Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!” Tb 11,13, para prosseguir: “Bendito seja o Seu grande nome! Benditos sejam todos os Seus santos Anjos por todos os séculos” Tb 11,14.
O hagiógrafo descreve os sentimentos de Tobit que, com a esposa Ana, “louvava e bendizia a Deus em alta voz por tudo o que lhes tinha acontecido” Tb 11,15.
Como Sara, a nora, estava chegando, “Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro dela às portas da cidade” Tb 11,15. Os ninivitas, vendo Tobit andando tranquilo ficaram admirados. Ele, novamente, louvou e bendisse a Javé por tudo o que lhe sucedera.
A seguir, Tobit abençoou Sara: “Bem vinda sejas, minha filha! Bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós!” Tb 11,17.
Feliz pela união das duas famílias prosseguiu: “Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha!” Tb 11,17.
Podemos imaginar com quanta alegria e gratidão a nora escutou: “Entra em tua casa com saúde, a ti a bênção e alegria! Entra, minha filha!” Tb 11,17.
Foi grande o contentamento entre todos os ninivitas que estavam participando dessa celebração familiar.
Podemos aprender algumas lições dessa vivência. Tobit soube aceitar a provação, sua cegueira, com hombridade. Acolheu com imensa alegria e gratidão a cura que lhe fora proporcionada.
O matrimônio de Tobias com Sara já fora abençoado com a preservação da vida dele, porque, Sara e ele, souberam abandonar-se confiantes nas mãos de Javé, através da oração.
O louvor marcou presença em meio a todas as circunstâncias. A bênção de Tobit ao jovem Casal, seguramente, ajudou na construção do seu lar.
Pe. Jacob, MSF.