Nosso Blog

O Pão da Vida

O pão da vida e o vinho

20/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

A questão dos sinais sempre esteve em pauta. Quantas vezes, perguntas como esta, feita pela multidão, chegaram ao conhecimento de Jesus.
Certa feita, a multidão perguntou-Lhe: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em Ti?”, e, ainda, esta outra um pouco mais incisiva: “Que obra fazes?” Jo 6,30.
Mostrando certo conhecimento, ela prosseguiu: “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: Pão do céu deu-lhes a comer” Jo 6,31.
O Nazareno aproveitou a oportunidade para esclarecer: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu!” Jo 6,32, para, categoricamente, prosseguir: “É Meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu!” Jo 6,32.
Com que atitude a multidão, e, especialmente, com que sentimentos, ela escutou o compartilhar de Jesus que, usou de Sua autoridade para esclarecer: “O Pão do Céu é Aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo” Jo 6,33.
Esse compartilhar foi tão vigoroso e cativante que a multidão exclamou: “Senhor, dá-nos sempre desse Pão!” Jo 6,34.
O Nazareno, simplesmente, transcende a expectativa dos ouvintes e proclama: “Eu sou o Pão da Vida!” Jo 6,35.
Com que espanto devem ter ouvido a promessa que perpassa os séculos: “Quem vem a Mim não terá mais fome e quem crê em Mim nunca mais terá sede!” Jo 6,35.
Sabemos que Jesus estava Se referindo à Eucaristia. Esta é uma pequena parcela do Discurso sobre o Pão da Vida, ou seja, a Eucaristia que é o tema central de todo o capítulo seis do Evangelho de Joãozinho.
Passados 21 séculos dessa proclamação, como estamos no referente a este Grande Sinal da nossa Fé?
Acreditamos, de fato, na Eucaristia? Estamos dispostos a assumir todas as consequências que surgem da mesma?
Se entendêssemos, realmente, a graça que Jesus concedeu e continua dando à humanidade com esse Sacramento, se soubéssemos usá-lo devidamente, acredito que estaríamos bem melhores em todos os sentidos.
Infelizmente, por vezes, somos como aquela multidão e continuamos à cata de sinais: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em Ti?” Pior que isso, estamos cegos para tantos e tão gritantes Sinais que nos rodeiam.
Somos um Sinal do amor de Deus para os demais? Se isso não ocorre estamos brincando de ser Sacramentos.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest