Nosso Blog

Os Doze e Sua Missão

Desenho com os doze apóstolos escolhidos e Jesus no meio

Mateus apresenta os escolhidos para serem Apóstolos: “Eis os nomes dos Doze Apóstolos: O primeiro, Simão, chamado Pedro, depois, André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Felipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o Cananeu e Judas Iscariotes, que foi o traidor” Mt 10,2.

Depois de reuni-los, o Mestre “conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade!” Mt 10,1.

Marcos ressalta alguns detalhes ausentes em Mateus, ou seja, “Jesus subiu ao monte, e chamou os que Ele quis. E foram a Ele!” Mc 3,13, e prossegue: “Designou Doze dentre eles para ficar em Sua companhia” Mc 3,14, para, somente, depois: “Enviá-los a pregar, com o poder de expulsar os demônios!” Mc 3,15.

De Marcos podemos deduzir que todo chamado vocacional é gratuito. É parte de uma decisão livre de Deus. Aparece também que o mesmo precisa ser cultivado mediante um achegar-se ao Mestre, permanecer com Ele, para depois, devidamente formado, ir em missão.

Mateus, de certa forma, apresenta a mesma proposta: “Estes são os Doze que Jesus enviou em Missão, após lhes ter dado as seguintes instruções” Mt 10,5.

Enquanto permaneciam com o Mestre, Este aproveitava o tempo para instruí-los. Algumas orientações práticas fizeram parte da bagagem que lhes foi oferecida.

Entre estas, o Nazareno deixou muito claro: “Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria”, porém, “ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel!” Mt 10,5-6.

A primeira grande preocupação de Jesus foi o Seu povo. Outras atividades seriam agendadas mais tarde.

Como os Apóstolos cumpririam este mandato inicial? Vivenciando a Missão específica que receberam: “Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo” Mt 10,7.

A proximidade do Reino, o revelar do mesmo e a sua implantação e, posterior, aprofundamento, estavam presentes neste primeiro momento, bem como, jamais deveriam estar distantes das futuras Agendas Missionárias.

O Reino dos Céus consiste na implantação e no desenvolvimento do Sonho do Paizinho Amado, ou seja, Vida e Vida em Abundância para todos. Para isso acontecer, o Mestre foi enfático insistindo para que fossem apresentados os Sinais do mesmo: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios!” Mt 10,8. Acentuando a gratuidade da escolha e do envio, Jesus compartilha: “Recebestes de graça, de graça dai!” Mt 10,8.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest