Nosso Blog

Por Fora E Por Dentro

Imagem de homem refletindo e orando

Jesus é sutil em suas colocações. Mesmo reconhecendo e confirmando a legítima autoridade dos mestres da Lei e dos fariseus: “Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem”, Ele não Se omite quanto ao seguimento, “mas não imiteis suas ações!”, logo dizendo o porquê: “Eles falam e não praticam!” Mt 23,3.

No Evangelho de hoje, Mt 23,27-32, o Mestre vai mais fundo: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!”, para prosseguir: “Vós sois como sepulcros caiados: Por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!” Mt 23,27.

Jesus não deixa por menos: “Assim também vós: Por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça!” Mt 23,28.

O Nazareno, destemidamente, prossegue: “Ai de vós Mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas” Mt 23,29-30.

Jesus, devido a esta atitude farisaica e a estas desculpas esfarrapadas, conclui, sabiamente: “Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas”, e, sem, meias palavras, exorta: “Completai, pois, a medida de vossos pais!” Mt 23,31-32.

Pelos seus frutos os conhecereis. Os mestres da Lei e os fariseus, como seus pais, estavam mais preocupados em salvar as aparências do que, realmente, assumir a responsabilidade de tudo o que fizeram e deixaram de realizar.

Como a Palavra de Deus foi escrita pelo Espírito Santo mais para ser escutada que lida, tentemos escutar com o coração esta mensagem de hoje.

Tentemos ir para o Silêncio interior de Escuta para darmos uma olhada sobre o nosso “por fora” e o nosso “por dentro.”

Podemos perceber sintonia entre os dois? Ou temos que admitir que, a exemplo dos mestres da Lei e o dos fariseus, existe uma profunda distância entre os dois.

As minhas convicções fazem com que a minha vida concreta seja coerente com o que penso e falo?

Usemos de corajosa sinceridade. Se o Nazareno viesse e olhasse para nós, o que Ele diria? O que Ele faria?

Ficaria contente com o que encontraria, ou diria a respeito de nós: “Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem”, para aduzir: “Vós sois como sepulcros caiados: Por fora pareceis belos, mas por dentro estais cheios de ossos de mortos e de toda podridão!”

Se fôssemos transparentes e abríssemos o nosso interior, qual seria o cheiro que emanaríamos? Jesus Amado, faze que sejamos coerentes. Ajuda-nos a refletir a Tua imagem, tanto por fora quanto por dentro.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest