Nosso Blog

Projeto Divino

projeto divino

14/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Grande foi a ternura do Nazareno quando compartilhou: “Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Unigênito, para que não morra o que Nele crer, mas tenha a Vida Eterna!” Jo 3,16.
Jesus retoma a ideia e a explicita de outra maneira: “De fato, Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” Jo 3,17.
Essas assertivas confirmam todo um Projeto de amor da parte de nosso Deus.  Ele poderia ter abandonado a humana criatura depois do seu pecado. Além de não Se afastar dela, foi Ele que tomou a iniciativa e prometeu o Salvador.
Neste contexto melhor entenderemos a Proposta Salvífica do Senhor. É o Seu Unigênito que, em nossa condição mortal, assegura o objetivo de a reaproximar Dele com a promessa e a vinda do Filho.
Para que esse Projeto se realizasse o Senhor aduz: “Quem Nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigênito” Jo 3,18.
O que é esse crer no Filho, qual é a fé que garante a Salvação? Como a fé possui a força de garantir a Vida Eterna? Qual é o nome que, sendo rejeitado, assegura a eterna condenação?
Crer em o nome do Unigênito não consiste numa mera confissão intelectual de uma crença. Esta precisa de algo mais.
Neste enfoque, a fé consiste em aceitar a História de Jesus. Porém, isoladamente, esse conhecer nada assegura.
Ao conhecimento e à adesão a este conteúdo histórico do Nazareno, deve ser acrescida outra aceitação, ou seja, a da Mensagem Dele.
Temos algo importante e significativo acerca desse nome. Ele está mostrando uma Doutrina, ou seja, um contexto onde a Salvação vai sendo tecida. São os ensinamentos, e, sobretudo, as obras de Jesus.
A este conhecimento e aceitação da História e da Mensagem do Mestre precisamos acrescentar outro passo, ou seja, o mais delicado e, por vezes, difícil, como é a realização do que Jesus nos propõe em Sua mensagem.
Quem se esforçar para concretizar estes três passos, está encaminhando a sua Salvação Eterna. Quem se nega a isto está sujeito a se excluir dessa plenitude da Vida que chamamos de Vida Eterna.
É o que Jesus apresenta quando diz: “A Luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à Luz, porque suas ações eram más, pois, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz, para que suas obras não sejam denunciadas!” Jo 3,19-20.
A recíproca é verdadeira: “Quem age conforme a verdade aproxima-se da Luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus!” Jo 3,21.
Essa é a versão do crer ou não crer em o nome de Jesus com todas as suas consequências.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest