Nosso Blog

Razões da Procura

Jesus, depois da multiplicação dos pães e dos peixes, após ter andado sobre as águas, foi procurado pelas multidões que, ao encontrá-Lo, do outro lado do mar, perguntaram-Lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jo 6,25.

Jesus aproveita a curiosidade das pessoas para fazer-lhes uma provocação: “Estais Me procurando não porque vistes Sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos!” Jo 6,26.

Com certeza, essa provocação mexeu com os presentes. O Mestre aproveitou a circunstância para iniciar Sua desafiadora exposição sobre o verdadeiro pão que desceu do céu.

Como excelente pedagogo, aproveitou a deixa para lançar uma ponte entre o alimento material e aquele que Ele estava para anunciar. Por isso, falou: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna!”, para tranquilo, aduzir “que o Filho do Homem vos dará” Jo 6,27.

O Mestre aproveitou a ocasião para, novamente, confirmar a Sua divindade: “Pois Este é Quem o Pai marcou com Seu selo!” Jo 6,27.

As palavras do Nazareno estavam alcançando o Seu objetivo, pois, curiosos, os ouvintes perguntaram: “O que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jo 6,28, ao que Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou!” Jo 6,29.

Percebamos como Jesus parte do conhecido para lançar a semente do desconhecido.

As multidões estavam muito distantes de perceberem no Sinal da multiplicação dos peixes e dos pães, bem como os discípulos que testemunharam o Seu caminhar sobre as águas, uma nítida manifestação da Sua procedência do Paizinho Amado.

Daí a explicitação: “Este é Quem o Pai marcou com Seu selo!”

O Mestre, vendo que o que dizia produzia estava atingindo as pessoas que se interrogavam: “O que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”, com persistência, reforçou: “A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou!”

Jesus, como bom construtor do Reino, estava colocando os alicerces para o que, no transcorrer do Discurso sobre o Pão da Vida, iria apresentar.

Ele estava preocupado em colocar bases sólidas para o que apresentaria depois.

Toda Eucaristia é uma atualização do que Jesus viveu, e, na Sua Paixão e Morte, confirmou, ou seja, “Todas as vezes que comeis desse Pão e bebeis desse Cálice, lembrais a morte do Senhor, até que Ele venha“ 1 Cor 11,26, bem como, “Toda vez que fizerdes isso, fazei-o em memória de Mim” 1 Cor 11,24.  Assim, fica evidente que a Celebração Eucarística é também uma Presencialização da Páscoa do Nazareno.

Jesus Amado, faze que as nossas procuras tenham como razão e consequência : “O que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest