Nosso Blog

Sábias Orientações

Imagem de moça com véu branco rezando de joelhos na igreja

Ninguém melhor que Jesus de Nazaré conhece o ser humano. Sendo Deus, assumiu a condição humana em tudo, exceto no pecado.

Antes da Sua Encarnação, ele sabia o que estava para assumir. Como, com toda clareza declarou, vim para servir e não para ser servido.

Ninguém melhor que Ele para compartilhar com os Seus: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor!” Mt 10,24. Para Jesus é suficiente que “o discípulo seja como o seu mestre e o servo como o seu senhor” Mt 10,25.

Podemos imaginar com que sentimento de tristeza compartilhou com os Seus: “Se ao dono da casa chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!” Mt 10,25.

Contudo, o Nazareno evita espalhar medo ou pânico. Com toda a tranquilidade, exorta: “Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido!” Mt 10,26.

Jesus espera dos Seus total transparência: “O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia. O que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!” Mt 10,27.

O Mestre vai fundo na questão: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!” Mt 10,28. Com isso, confirma o que já falara: “Chegará a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará estar prestando culto a Deus” Jo 16,28.

Por isso, Jesus mostra quem mais devemos temer: “Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!” Mt 10,28.

Para construir nos Seus uma atitude de confiança, prossegue: “Não se vendem dois pardais por algumas moedas?”, e, mesmo assim, sendo eles de menor valia, “nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai” Mt 10,29.

Jesus insiste em confirmar os Seus: “Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados” Mt 10,30.

Podemos imaginar, com quanta ternura, Ele aduziu: “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais!” Mt 10,31.

O Mestre queria discípulos corajosos e assumidos: “Todo aquele que se declarar a Meu favor diante dos homens, também Eu Me declararei em favor dele diante do Meu Pai, que está nos céus!” Mt 10,32.

Contudo, a recíproca, infelizmente, é verdadeira: “Aquele, porém, que Me negar diante dos homens Eu o negarei diante do Meu Pai que está nos céus!” Mt 10,33. Procuremos o Silêncio Interior de Escuta para tomarmos posse dessas sábias orientações. Tentemos assumir as mesmas e por elas pautar a nossa caminhada. Com certeza, se assim agirmos, cresceremos em sabedoria e confiança. Seremos protegidos do medo e seremos revestidos da força do Paráclito.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest