liderança e organização
O Encontro Matrimonial Mundial é um movimento católico sem fins lucrativos com presença em quase 100 países. Está organizado em seis secretarias mundiais: América do Norte e Caribe, América Latina, Europa, Pan-África, Ásia e Pacífico.
Cada secretariado é dirigido por uma equipe eclesial integrada por um casal e um sacerdote que são escolhidos a cada três ou quatro anos. Os seis líderes do secretariado também escolhem um casal e um padre para liderar nosso movimento em âmbito global como Equipe Eclesial Internacional (EEI), a cada cinco anos.
Sob cada secretaria, equipes eclesiais conduzem as atividades do movimento em países, regiões, cidades ou dioceses. Normalmente os líderes do Encontro são casais e padres que viveram a experiência do Encontro Matrimonial Mundial e que, tendo experimentado mudanças significativas em suas vidas, se sentiram estimulados a transmiti-la a outras pessoas e foram preparados para apresentá-la a outros casais e sacerdotes. Estes serviços de liderança são renovados a cada dois ou três anos.
Mais do que uma posição gerencial, a liderança do movimento exerce suas funções na qualidade de servidores, orientando, inspirando e encorajando novos participantes, seguindo o exemplo de Jesus. Todos os líderes servidores bem como as equipes servidoras atuam como voluntários sem qualquer remuneração.