Mesmo que Jesus procurasse estar a sós com os Seus mais íntimos as multidões O encontravam e O seguiam.
Após Ele com os Seus ter chegado à outra margem, um dos chefes da sinagoga Dele se aproximou “caiu a Seus pés e pediu com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” Mc 5,22-23.
O Nazareno, solícito como sempre, o acompanhou e lá se foram e “uma numerosa multidão O seguia e O comprimia!” Mc 5,24.
Diz Marcos que ali se encontrava uma mulher que, há doze anos, sofria de uma hemorragia. Procurara muitos médicos, gastara o que possuía e nada de melhorar.
Ela ouviu falar de Jesus, certamente, lhe falaram das tantas e prodigiosas curas que operava. Por isso, “aproximou-se Dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na Sua roupa” Mc 5,27.
Não foi um toque mecânico, porém, cheio de esperança, pois numa atitude de fé, ela dizia para si mesma: “Se eu, ao menos, tocar na roupa Dele, ficarei curada!” Mc 5,28.
Foi o que aconteceu: “A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença!” Mc 5,29.
Jesus também sentiu sair de Si uma força e, de imediato, perguntou: “Quem tocou na Minha roupa?” Mc 5,30.
Isso bastou para que os discípulos dissessem: “Estás vendo a multidão que Te cerca e ainda perguntas: Quem Me tocou?” Mc 5,31.
O Mestre ficou tranquilo até que “a mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, caiu aos Seus pés e Lhe contou toda a verdade!” Mc 5,33.
Foi a vez de Jesus dizer-lhe, mansamente: ”Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença!” Mc 5,34.
Ainda a caminho, vieram alguns da casa de Jairo e lhe disseram: “Tua filha morreu! Por que ainda incomodar o Mestre?” Mc 5,35.
O Nazareno, porém, lhe disse: “Não tenhas medo! Basta ter fé!” Mc 5,36, e impediu que outros, além de Pedro Tiago e João, O acompanhassem.
Vendo o barulho e a confusão reinantes, Jesus falou: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo!” Mc 5,39. Isso virou motivo para que zoassem Dele.
A seguir, ordenou que todos saíssem, com exceção do pai e da mãe da menina e dos três discípulos.
Ao entrar no quarto “Jesus pegou na mão da menina e disse: Talitá cum, ou seja, Menina levanta-te!” Mc 5,41.
Esse foi mais um dos toques significativos e diferenciados do Mestre, pois “ela levantou-se imediatamente e começou a andar e todos ficaram admirados!” Mc 5,42.
Foram dois toques cheios de fé e que abriram espaço para outros tantos através da História. Jesus Amado, toca em nós e permite que Te toquemos com toda fé!
Pe. Jacob, MSF.