Nosso Blog

Tomemos Posse

Padre ajoelhando no altar

30/04/2021 – Por Pe. Jacob, MSF.

Jesus de Nazaré assim falou aos Seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em Mim também” Jo 14,1. É um misto de exortação e de desafio.
A seguir, o Mestre revela uma consoladora realidade: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas” Jo 14,2. Jesus reafirma o que falou: “Se assim não fosse, Eu vos teria dito” Jo 14,2.        
Como é consolador escutarmos, saindo dos lábios de Jesus: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas”, para, convictamente, continuar: “Se assim não fosse, Eu vos teria dito”, e, tranquilamente, concluir: “Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde Eu estiver, estejais também vós!” Jo 14,2-3.   
Jesus conhecia tudo com todas as suas circunstâncias. Por isso, sem hesitar, falou: “Para onde Eu vou, vós conheceis o caminho” Jo 14,5.
Nada mais natural que o Tomezinho reagir de imediato: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jo 14,5.
Jesus foi direto ao ponto ao qual Ele queria chegar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” Jo 14,6, e, mais ainda, para espanto do Tomezinho e dos demais, aduziu: “Ninguém vai ao Pai senão por Mim!” Jo 14,6.  
Estamos em plena caminhada pascal. Estamos tomando consciência e, ao mesmo tempo, aprofundando essa realidade de que a Páscoa do Nazareno foi o início de um Processo Ressuscitante.
Na Liturgia do Tempo Pascal a Igreja aprofundou conosco a Promessa e a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Tudo isso porque, Jesus é o Bom Pastor que, não apenas deu a Sua vida pelas Suas ovelhas, mas prossegue esse Seu Ministério de Pastorear cuidando do alimento das ovelhas, a Eucaristia, bem como dos condutores das mesmas, os Sacerdotes, de um modo especial.
Quantas vezes, nas Celebrações litúrgicas, escutamos Jesus falando quem crê em Mim tem a vida eterna!
O Mestre deixou-nos a Eucaristia como penhor da Vida Eterna: “Quem come desse pão, quem bebe desse cálice, tem a Vida Eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” Jo 6,54.
Essa Ressurreição será o fruto do seguimento de Jesus.
Cá para nós, já tomamos posse de que Jesus está preparando o nosso lugar definitivo? Acreditamos mesmo que, quando este lugar estiver pronto, Ele virá ao nosso encontro para que estejamos, para todo o sempre, ao Seu lado?
Se essa fosse a nossa fé, não teríamos tanto pavor da morte. Por que, por vezes, encaramos a mesma como se fosse uma tragédia que deve ser evitada a todo custo?
Jesus Amado, faze que creiamos no Teu Projeto Ressuscitante e, para atualizá-lo, nos alimentemos da Eucaristia e valorizemos sempre mais o Sacerdócio.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest