Sabemos muito bem que as atitudes são a raiz dos comportamentos. As Bem Aventuranças podem ser enfocadas também sob esta ótica.
O Mestre, ao ampliar o Sermão da Montanha, diz: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles!” Mt 6,1. Neste “só para serdes vistos por eles” está inerente a atitude do fazer para aparecer.
Ao prosseguir, “caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus!” Mt 6,1, Jesus mostra, claramente, que a atitude do “toma lá e dá cá”, para um seguidor missionário do Nazareno, deve, aos poucos, ser superada.
Para melhor explicitar a mensagem, o Mestre apresenta exemplos concretos: “Quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens” Mt 6,2.
Ainda: “Quando orardes, não sejas como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens” Mt 6,5.
Também: “Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando” Mt 6,16.
Esta atitude de querer aparecer e, assim, cobrar o reconhecimento dos demais, faz com que descubram: “Eles já receberam a sua recompensa!” Mt 6,2.5.16.
O Nazareno espera dos Seus uma atitude de entrega confiante à Providência Divina: “Pelo contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita” MT 6,3, bem como, “quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto” Mt 6,15, e também, “tu, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai que está no oculto” Mt 6,17-18.
Destas assertivas do Mestre, deduzimos que uma atitude humilde e confiante assumida em nome do Senhor, será fonte de grandes recompensas da parte do Pai.
Sobre a esmola dada nesta atitude, Jesus diz: ”Teu Pai que está oculto, te dará a recompensa!” Mt 6,4. A respeito da prece, segundo a orientação Dele, “teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa!”, Mt 6,4, bem como, quanto ao jejum, “e o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa!” Mt 6,18.
Bem aventurados nós seremos se aprendermos isso e o pusermos em prática. Para que isso seja uma feliz realidade, importa que nos convertamos, de fato, e sejamos frequentadores assíduos do Silêncio Interior de Escuta. Somente no mesmo poderemos escutar o Espírito Santo que, de diversas maneiras, falará em e ao nosso coração bíblico. Jesus Amado, faze que aprendamos a ser Bem aventurados seguindo essas Tuas orientações práticas.
Pe. Jacob, MSF.