Nosso Blog

Vinde a Mim

Imagem de um banco de descanso vazio com um crucifixo pendurado

O Evangelho de hoje, Mt 11,28-30, é uma clara exortação, mais que isso, uma ordem explícita, para que, em meio às conturbações da Pandemia, busquemos uma luz que possa acender a chama da esperança para dias melhores.

Jesus, conhecendo a real situação dos Seus contemporâneos, compartilhou: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e Eu vos darei descanso” Mt 11,28.

Quantas vezes escutamos pessoas falando que estão cansadas da demora da Pandemia para passar, das dificuldades que surgem do Isolamento Social, das saudades de contatos humanos mais próximos e íntimos e de tantas outras circunstâncias das quais se sentem privadas.

É pertinente o seu compartilhar, porém, surge um desafio: O que estas pessoas fazem para que esta realidade seja transformada?

O Nazareno oferece uma alternativa: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e Eu vos darei descanso.” A Ordem é explícita: “Vinde a Mim.”

Quais são as alternativas que elas buscam?

A situação é bem mais delicada e sofrida do que, à primeira vista, parece.

Contudo, o Mestre vai além da ordem, e, explicitamente, prossegue: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”, e, então, e, somente então, “encontrareis descanso!” Mt 11,29.

Pela Encarnação, e por todas as consequências da mesma, o Unigênito do Paizinho Amado mostrou o caminho. Ele assumiu a condição humana em tudo, exceto no pecado. Todavia, fez-Se pecado por nós, assumindo todas as Suas funestas consequências.

A Sua Paixão e Morte revelam o preço que pagou pelo nosso resgate. Nesta Sua experiência Redentora, Ele transforma radicalmente, não apenas o sentido do sofrimento humano, mas, sobretudo, o seu objetivo.

O que, até então, era inútil e um fardo sem sentido para o ser humano, o Salvador transformou em matéria prima de Redenção.

Ele, juntamente com a Sua Cruz, levou ao Calvário toda a História da degradação humana iniciada pelo pecado e continuada através da História.

Por essa razão é que Jesus compartilha: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso”, aduzindo: “Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve!” Mt 11,30. A partir da Paixão Redentora, e, especialmente, após a Ressurreição do Nazareno, todo o sofrer humano passa pelo Coração Bíblico de Jesus, ou seja, a Sua vida concreta, transformou o seu significado e o  sentido profundo do mesmo.

Pe. Jacob, MSF.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest